Passiflora incarnata.
Flor-da-paixão, maracujá-guaçu, maracujá-sylvestre, passiflora.
O gênero Passiflora da família Passifloraceae é composto por cerca de 400 espécies. Essas plantas crescem facilmente em regiões tropicais, mas também estão presentes nas áreas subtropicais e temperadas do mundo.
O maracujá é uma planta trepadeira lenhosa e robusta, de 5m a 10m de comprimento. Suas flores são grandes e esbranquiçadas, com uma coroa tripla roxa ou rosa. Seu fruto é muito utilizado na culinária e na fabricação de produtos alimentícios, mas é nas folhas que se encontra o princípio ativo utilizado em vários países por seu efeito calmante.
Folhas, flores, frutos e sementes.
A farmacopeia brasileira indica seu uso como calmante suave nos quadros leves de ansiedade e insônia.
Como alimento (sucos, doces, geleias), chá das folhas fervidas em água, pó, tintura, extrato em álcool, em cremes hidratantes e na produção de fitoterápicos como Elixir de Passiflora, Calmapax, Calmoplantas, Ritmoneuran, Sintocalmy e Tensart.
Não deve ser usado junto com medicamentos sedativos e outros depressores do sistema nervoso como o álcool, anti–histamínicos, morfina, cava cava, hipérico e valeriana. O uso deve ser suspenso pelo menos duas semanas antes de qualquer cirurgia. Contraindicado para grávidas e pessoas com hipotensão. Crianças não devem usar a planta sem orientação médica.
Sonolência, tontura, confusão mental, alteração na coordenação motora e queda de pressão. Potencializa os efeitos do álcool, sedativos e anestésicos utilizados em cirurgias.
Todas as plantas