Valeriana officinalis L.
Erva-de-amassar, erva-de-gato.
Planta encontrada em regiões de clima temperado da Europa e norte da Ásia, ela é cultivada para fins medicinais.
Apresenta flores pequenas de cor rosada ou branca, e seu caule pode atingir até dois metros de altura. Tem odor forte e sabor particular.
Rizoma e raiz.
Funciona como um sedativo leve e é indicada como alternativa no tratamento de ansiedade, insônia e outros distúrbios do sono. É o sedativo natural mais utilizado na Europa.
Por seu efeito calmante, algumas farmacopeias e sistemas de medicina tradicionais também indicam seu uso como auxiliar digestivo e nos casos de cólicas abdominais de fundo nervoso.
Infusão (chá da raiz seca), extrato da raiz em álcool a 60% e na produção de fitoterápicos como Noctaval, Recalm, Calmazil e Valeriane.
A valeriana pode aumentar perigosamente os efeitos de barbitúricos, álcool e medicamentos contra a ansiedade, não deve ser utilizada por grávidas ou que estejam amamentando e não é recomendada para crianças menores de 12 anos sem supervisão médica.
Sonolência (não deve ser utilizada antes de dirigir ou por quem vai operar máquinas). O uso excessivo da planta pode causar dores de cabeça, irritabilidade, insônia, diminuição dos batimentos cardíacos, arritmia, e redução da motilidade intestinal.
Todas as plantas