Cirurgia guiada para implantes dentais
Shutterstock/Divulgação
Cirurgia guiada para implantes dentais


A cirurgia guiada de implantes é uma forma mais moderna de tratamento tradicional com implantes dentais. É uma verdadeira virada de jogo na odontologia devido à sua maior precisão e menor risco de complicações após a cirurgia.

É o processo pelo qual cirurgiões ou dentistas podem criar uma imagem digital da boca do paciente para determinar a posição e o ângulo do implante antes de colocá-lo com uma margem de erro quase igual a ZERO.


Esta abordagem utiliza tecnológica avançada, como CBCT (tomografia computadorizada de feixe cônico 3D) para planejar e fazer um guia cirurgico a ser posicionado na boca do paciente, a fim de posicionar a broca na inclinação e profundidade ideal para realizar uma cirurgia com alta precisão.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CIRURGIA DE IMPLANTE GUIADA E
CIRURGIA DE IMPLANTE TRADICIONAL

Na cirurgia tradicional de implantes, o dentista estuda a anatomia oral do paciente por meio de radiografias ou tomografias computadorizadas. Em seguida, eles colocam os implantes no osso maxilar em uma profundidade e ângulo que acreditam ser os mais apropriados. 

Somente após a cirurgia, o dentista poderá verificar se o posicionamento do implante está bom. Embora os dentistas possam atingir uma taxa de sucesso quase perfeita em muitos implantes dentais únicos, quando se trata de implantes dentários múltiplos, eles precisam de uma cirurgia de implante dental guiada. Isso ocorre porque os implantes dentais guiados oferecem maior precisão e taxas de sucesso. 

Além disso, a melhor precisão proporcionada pela tecnologia de implante guiado resulta em cirurgia menos invasiva. Consequentemente, os tempos de recuperação são muito mais curtos dessa forma.

VANTAGENS:

• Possibilita que pacientes, antes contraindicados para o procedimento,
possam operar;
• Paciente pode voltar às suas atividades rotineiras em um menor
intervalo de tempo;
• Pós-operatório tranquilo: dor, edema e inflamação são bastante
reduzidos;
• Pacientes totalmente desdentados podem passar pelo procedimento;
• Satisfação dos pacientes acima da média;
• Procedimento minimamente invasivo;
• A margem de erro é quase igual a 0%;
• Menos tempo de cirurgia;
• Menos sangramento;
• Alta previsibilidade;
• Segurança.

A cirurgia guiada de implantes pode ajudar a reduzir a dor e o desconforto no pós-operatório imediato. Isso ocorre porque a guia ajuda a garantir que o implante seja colocado na posição correta, o que pode minimizar danos e traumas nos tecidos. Além disso, a guia pode ajudar a evitar que o implante seja colocado muito profundo ou muito raso, o que também pode causar dor e desconforto.

Graças à cirurgia guiada em 3D na implantodontia, os profissionais de odontologia agora são capazes de ver o que está acontecendo dentro das estruturas gengivais e ósseas e realizar um trabalho mais preciso. Consequentemente, os danos no tecido ósseo e gengival são menores. Além disso, por ser uma técnica relativamente menos invasiva, a cirurgia leva menos tempo para se recuperar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!