A mordida aberta é um dos principais tipos de mal oclusão e está diretamente associada ao grande espaçamento existente entre a arcada dentária inferior e superior. Essa ausência de contato entre os dentes traz uma série de prejuízos, principalmente a mastigação
Tipos de mordida aberta:
Mordida Aberta Dental
O problema está apenas nos dentes e relacionado a hábitos parafuncionais como uso prolongado de chupetas, roer unhas, chupar o dedo mal posicionamento da língua ao falar e respirador bucal
Mordida aberta Esquelética
Quando há um desequilibrio nos ossos da face, sua causa é genética e os ossos crescem verticalmente deixando o rosto mais comprido.
Podendo ser:
- Posterior
- Anterior
- Lateral
Principais sintomas
A mordida aberta, assim como demais complicações quanto ao posicionamento dos dentes na boca, possui alguns sintomas característicos:
Distanciamento entre os dentes;
Dificuldade na mastigação e deglutição (deglutição atípica) dos alimentos;
Dores na mastigação;
Dificuldade na fala e fonética;
Dores de cabeça constantes;
Zumbido no ouvido;
Respiração pela boca;
Interposição lingual;
Sintomas característicos de disfunção temporomandibular (DTM), tal como estalos e ressaltos.
Consequências da mordida aberta
Ainda que a maioria das pessoas afetadas revelem sentir desconfortos, os principais danos não são estéticos. No caso, a mordida aberta em adultos e crianças também afeta a respiração, a forma de falar, podendo comprometer, inclusive, a função mastigatória
Como muitos tratamentos estão disponíveis, cabe ao especialista recomendar a terapêutica específica tendo em consideração a idade e a presença ou não de dentes de leite.
Tratamento:
· Modificação comportamental
· Tratamento mecânico, como aparelho ou Invisalign
· Cirurgia
· Quando a mordida aberta ocorre em crianças que ainda têm a maioria dos dentes de leite, ela pode resolver-se por si só parando com os fatores causais como o uso prolongado de chupeta e chupar o dedo.
· Se ocorre quando os dentes definitivos estão a substituir os dentes de leite, mas o processo ainda não está concluído, a modificação do comportamento pode ser o melhor recurso. Implica terapia para corrigir a pressão da língua sobre a mandíbula.
Se os dentes adultos estão a crescer no mesmo padrão de mordida aberta que os dentes de leite, a colocação de dispositivos personalizados de ortodôncia pode estar indicado.
Para pessoas com dentes adultos totalmente crescidos, uma combinação de aparelhos e modificação de comportamento é frequentemente sugerida. Em casos graves, pode ser recomendada a cirurgia da mandíbula para a reposicionar.
Outros tratamentos incluem o uso de um aparelho especial para limitar a capacidade da língua empurrar os dentes da frente e o uso de uma proteção que aplica tensão para pressionar os maxilares a realinharem-se na posição correta.
Se não tratada pode sobrecarregar os dentes posteriores que se tocam ao fechar a boca, causando desgastes, fraturas, retração gengival e perda óssea ao redor dos dente e mobilidade dental.