Gravidez
Reprodução
Estudo divulgado nesta terça-feira pode ter encontrado primeiro caso de contágio durante a gravidez

Um bebê nascido no hospital francês Antoine Béclère, localizado na cidade de Paris, pode ser o primeiro caso de  contágio de Covid-19 de mãe para filho ainda dentro do útero.

Segundo informações da agência de notícias Bloomberg, o caso foi divulgado nesta terça-feira (14) na revista científica Nature Communications pela equipe médica responsável por uma extensa pesquisa com diversos recém-nascidos que testaram positivo para o novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Ainda de acordo com a publicação, o bebê desenvolveu uma inflamação no cérebro poucos dias após o nascimento, condição que pode ter sido provocada após o vírus ter atravessado a placenta e causado a infecção ainda na gestação. Apesar das suspeitas, os médicos não descartam a possibilidade de contágio durante ou logo após o parto.

"Infelizmente, não há dúvida sobre a transmissão de mãe para filho neste caso. Não é algo comum, mas pode acontecer, e os médicos devem estar cientes disso para que seja considerado no treino clínico", afirmou Daniele De Luca, diretor médico de pediatria do hospital, em entrevista ao jornal The Guardian.

Internada no dia 24 de março, após apresentar sintomas da doença , a mãe teve o diagnóstico positivo, o que fez com que a equipe médica acelerasse o momento do parto e realizassem uma cesariana de emergência. Logo após o parto, testes de sangue também confirmaram a presença do vírus no bebê.

De acordo com o periódico, a equipe médica realizou testes mais precisos e conseguiu confirmar o contágio do sangue da mãe para a placenta, onde o vírus se replicou e seguiu para o bebê. Após o nascimento, ele apresentou quadro de espasmos musculares e sinais de gliose, uma lesão neurológica que pode deixar cicatrizes no cérebro. O uso de medicamentos chegou a ser cogitado, mas a recuperação ocorreu naturalmente.

"Este caso comprova que a possibilidade de transmisssão congênita do vírus de mãe para filho pode ocorrer", conclui a análise feita pela equipe de pesquisadores.

    Leia tudo sobre: Gravidez

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!