A Universidade de Oxford possui uma das mais promissoras vacinas contra covid-19%2C mas não é a única
Getty Images/BBC
A Universidade de Oxford possui uma das mais promissoras vacinas contra covid-19, mas não é a única

Os Estados Unidos entraram em um acordo com o laboratório americano Moderna Inc para adquirir 100 milhões de doses de sua potencial vacina da Covid-19 . O valor que será pago é de cerca de 1,5 bilhão de dólares (cerca de R$ 8,07 bilhões), anunciaram a empresa e a Casa Branca nesta terça-feira. Este é o sexto contrato deste tipo assinado desde maio.

— Fico feliz em anunciar que chegamos a um acordo com a Moderna para a fabricação e entrega de 100 milhões de doses de sua vacina candidata contra o novo coronavírus (Sars-coV-2). O governo federal será o proprietário destas doses da vacina — informou Trump em coletiva de imprensa na Casa Branca .

Nas últimas semanas o governo norte-americano fez acordos para adquirir centenas de milhões de doses de potenciais vacinas  para a Covid-19 de diversas empresas como parte do programa Operação Warp Speed, que tem o objetivo de disponibilizar uma vacina no país até o final do ano.

O preço por dose da Moderna é de cerca de 30,50 dólares por pessoa em um regime de duas doses. O acordo eleva para 2,48 bilhões de dólares o investimento público americano na Moderna, uma empresa de biotecnologia fundada há menos de uma década e que nunca criou uma vacina no passado. Nenhuma outra companhia ou grupo farmacêutico recebeu tanto dinheiro de Washington na corrida pela vacina.

Com a exceção do acordo com a AstraZeneca, que ofereceu um preço mais baixo por medicamento em troca da cobertura de custos de pesquisa e desenvolvimento de forma antecipada, todos os acordos precificam as vacinas da Covid-19 entre 20 e 42 dólares para um tratamento com duas doses por pessoa.

A Moderna, que trabalha em conjunto com os Centros Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH), lidera um dos seis projetos de vacina que iniciaram as fases finais de testes clínicos em voluntários. A empresa anunciou este mês que deve finalizar os estudos da chamada mRNA-1273 em setembro.

No entanto, segundo o doutor Anthony Fauci, diretor do instituto que gerencia o teste clínico, até o fim do ano, ainda não será possível saber se a vacina da Moderna/NIH é segura e eficaz. Mas Trump afirmou esperar por resultados positivos antes das eleições presidenciais de 3 de novembro, quando buscará a reeleição.

O acordo dos EUA com a Moderna pagará o valor total apenas se a farmacêutica atingir alguns requisitos cronológicos não específicos para a entrega da vacina. O contrato também inclui uma opção por 400 milhões de doses adicionais, segundo declarações da empresa e do Departamento de Saúde dos Estados Unidos.

No total, a administração Trump investiu pelo menos 10,9 bilhões de dólares no desenvolvimento e produção de vacinas.

    Leia tudo sobre: Donald Trump

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!