Mosquito transmissor da dengue
Venilton Kuchler / ANPr
Mosquito transmissor da dengue

O município de São Paulo recebe, nesta quinta-feira (25), um aerobarco e 30 novos carros para as operações de combate ao mosquito da dengue e aos pernilongos organizadas rotineiramente pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e das Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis), da Prefeitura de São Paulo.

Com esses novos equipamentos, a capital passa a contar com 79 veículos tipo picape, utilizados nas ações de nebulização e no auxílio de transporte de inseticidas e equipamentos. O aerobarco será utilizado dentro do rio Pinheiros para tratamento larvário contra o mosquito Culex, o popular pernilongo.

As 28 Uvis do município contam ainda com 200 nebulizadores para controle do mosquito da dengue em residências e 30 máquinas de nebulizações ultrabaixo volume (UBV) para o controle do Aedes aegypti e do Culex, já adultos. A cidade também dispõe de nove máquinas de UBV de médio porte também para o controle dos insetos já adultos.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, essa é mais uma conquista da administração municipal para o combate à dengue na cidade de São Paulo. “Estamos com todas as equipes empenhadas para diminuir a incidência da doença na capital. É um trabalho que precisa ser feito o ano todo, para que tenhamos bons resultados principalmente durante o verão", disse.

Combate ao mosquito na pandemia

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, as Uvis seguiram o trabalho em parceria com as subprefeituras, mapeando as áreas de maior risco de proliferação de mosquitos. Nesses locais, são feitas limpezas periódicas de bueiros e córregos, entre outros.

As equipes da vigilância intensificam o combate ao mosquito, principalmente nas regiões em que é observado um maior número de casos. As atividades ocorrem no bairro de residência da pessoa diagnosticada com dengue, em até 24 horas, após o serviço de saúde notificar o caso para a vigilância local.

A partir da notificação de um caso, é desencadeada uma ação de eliminação de criadouros (casa a casa) e aplicação de nebulização nos quarteirões do local. Essa ação, rotineira e sistematizada, faz com que o município de São Paulo, juntamente com a rede articulada, possa agir rapidamente e manter os menores índices de casos do Estado.

Na segunda e terça-feira (22 e 23 de novembro), a SMS intensificou as ações de combate à dengue na cidade. A iniciativa contou com o apoio de todos os 2 mil agentes de combate a endemias (ACEs) e 14 mil agentes comunitários de saúde (ACSs).

Nos dois dias, foram visitados 93.332 imóveis, sendo 36.914 na segunda-feira (22) e 56.418 na terça-feira (23). Em todos esses imóveis, foram realizadas ações preventivas, com educação em saúde, identificação e eliminação de criadouros, além da busca ativa aos faltosos para segunda dose contra Covid-19 e chamamento para doses de reforço.

Desde 2020, na capital, foram realizadas 2.295.882 ações de bloqueio de controle de criadouros do Aedes aegypti, 5.121.767 visitas de rotina casa a casa e mais de 70.350 ações em pontos estratégicos da cidade.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) monitora as notificações de arbovirosese e analisa os dados epidemiológicos. É importante, também, a colaboração da população para evitar água parada dentro de casa e exposição de objetos que podem contribuir para a proliferação de mosquitos.

O canal para solicitações sobre mosquitos é o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo 156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/tipos-servicos?tema=612 .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!