vacina da gripe, influenza
Rovena Rosa/Agência Brasil
vacina da gripe, influenza

Nesta terça-feira (05), o Butantan exportou 225 mil doses do imunizante contra influenza à Nicarágua. Até o fim do mês, outras 700 mil devem ser encaminhadas ao Uruguai, totalizando 925 mil doses de vacinas para os dois países.

A entrega foi possibilitada após a instituição ter sido contemplada, pela primeira vez, pelo edital de licitação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), devido à inclusão da vacina na lista de imunizantes pré-qualificados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no início de 2021.

A adesão da vacina do Butantan no rol é um reconhecimento às boas práticas do Butantan nos processos de farmacologia, estudos clínicos, regulação, produção e qualidade envolvidos na fabricação da vacina da influenza.

Esta conquista viabiliza o instituto ajudar outros países e acessar novos mercados. Atualmente, o Butantan tem capacidade de produção maior do que a demanda do próprio Ministério da Saúde brasileiro. Desta forma, será possível colaborarmos com ministérios da saúde de outros países.

Este ano, o Butantan realizou a entrega antecipada da vacina da gripe para a campanha de vacinação, enviando no fim de fevereiro o primeiro lote de dois milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações.

Leia Também

Até agora, o instituto entregou um total de 33,8 milhões de doses. O objetivo é enviar 80 milhões até o fim de abril. Vale ressaltar que o instituto é o único fornecedor do imunizante ao Ministério da Saúde e o maior produtor do Hemisfério Sul.

A atual vacina contra a influenza do Butantan é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!