Teste para detectar a presença do vírus da varíola dos macacos
stefamerpik / Freepik
Teste para detectar a presença do vírus da varíola dos macacos


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu o teste para diagnóstico da varíola dos macacos na lista de procedimentos que devem ter cobertura garantida por planos de saúde privados .

A resolução normativa aprovada ontem (19) determina que os planos deverão cobrir os testes dos clientes que apresentarem indicação médica. 

"A inclusão do exame complementar na lista de coberturas obrigatórias foi feita de forma extraordinária, diante do cenário da doença que, atualmente, põe o Brasil entre os seis países com o maior número de casos confirmados em todo o mundo", informa a nota divulgada pela ANS.

O teste é feito a partir de amostras de fluidos coletados diretamente de lesões na pele. O material é recolhido com um cotonete estéril seco e as análises permitem detectar a presença do vírus.


A varíola dos macacos é uma preocupação sanitária devido a sua disseminação no mundo desde maio. Segundo dados divulgados hoje (20) pelo Ministério da Saúde, o Brasil acumula 7.019 casos e duas mortes.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!