A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira o primeiro teste para detecção de varíola dos macacos no Brasil. O kit foi produzido pela Fiocruz e obteve aval da Anvisa 39 dias após solicitação inicial.
De acordo com a agência, o teste foi aprovado após ter desempenho clínico comprovado.
O registro do Kit Molecular Multiplex foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Além da monkeypox, o teste detecta herpes zoster e a varíola humana. O Brasil vem enfrentando dificuldades na testagem para diagnóstico da doença. Diante do cenário, a Anvisa tem acelerado análises deste tipo de teste.
Em agosto, a Anvisa autorizou uso emergencial de dois testes para detecção da doença. A medida permitiu que 24 mil reações fossem disponibilizadas às unidades de saúde. Mas somente nesta terça concedeu registro definitivo a um teste para diagnóstico de Monkeypox.
Na última segunda-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o número de casos no país estão estabilizados.
"No mundo inteiro o surto tem diminuído, a velocidade de progressão dos casos é menor e nós estamos numa fase de platô com queda. Então esperamos que esse surto seja controlado", disse.
Boletim da pasta divulgado no domingo mostra que atualmente há 6.869 casos confirmados no país e dois óbitos pela doença. Além disso, há ainda 5.776 casos sob análise.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.