Dose única de vacina da J&J mostra proteção forte em macacos
Agência Brasil
Dose única de vacina da J&J mostra proteção forte em macacos

Com um resultado promissor em um estudo com macacos, a gigante farmacêutica Johnson & Johnson iniciou na quinta-feira, 30, os primeiros testes de segurança da vacina para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) em humanos. Resultados mostraram a eficácia da vacina em uma única dose.

Na testagem em animais, um grupo de 6 macacos receberam a dose da vacina. Os dados, publicados pelo periódico científico Nature, apontam que todos eles ficaram completamente protegidos contra doenças pulmonares e que 5 foram protegidos de infecções

A principal autoridade científica da J&J, o doutor Paul Stoffels, disse à Reuters em entrevista o que isso significa: "Isto nos faz acreditar que podemos testar uma vacina de dose única nesta epidemia e aprender se ela tem um efeito protetor em humanos".

Os testes da vacina contra Covid-19 da Johnson & Johnson foram iniciados nos Estados Unidos e na Bélgica. A farmacêutica informou que estágios mais avançados da testagem serão aplicados em mais de mil adultos saudáveis, entre 18 e 55 anos, além de idosos, que são grupo de risco .

A produção da vacina pela J&J conta com um financiamento de US$ 456 milhões do governo norte-americano. Apesar da dose única ter se mostrado efetiva, o Dr. Stoffels disse, com base em estudos anteriores, que uma segunda aplicação da vacina aumentaria consideravelmente a proteção.

A Johnson & Johnson planeja estudar no estágio inicial dos testes a necessidade de uma segunda dose, já que uma aplicação única tem vantagens consideráveis de logística em meio a uma pandemia.

Com o avanço das experiências e pesquisas, a J&J deseja iniciar um teste de estágio avançado de larga escala na segunda metade de setembro. A mostragem será feita em dois grupos, o primeiro receberá uma dose única da vacina e o segundo duas aplicações, informou Stoffels.

O vírus utilizado para produzir a vacina da J&J é um de gripe comum , o adenovírus tipo 26, ou Ad26. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!