Vacina é a primeira obter registro definitivo no Brasil
Patrick T. Fallon/Divulgação
Vacina é a primeira obter registro definitivo no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (23) o registro definitivo da vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O imunizante é o primeiro a obter a aprovação no Brasil. Até então, apenas autorizações de uso emergencial foram concedidas às vacinas contra Covid-19 pela Anvisa.

"O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro", disse o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, em reunião colegiada.

Apesar da aprovação, que permite a comercialização de doses para imunização em massa e dispensa os pedidos de autorização a cada lote, ainda não há confirmação de compra do imunizante pelo Brasil.

As negociações, porém, não estão encerradas: de acordo com o Ministério da Saúde, em nota publicada no site oficial, o objetivo é de que até o fim desta semana seja possível "solucionar impasses nas negociações iniciadas em abril de 2020 para aquisição das vacinas contra Covid-19 (...) que se encontram emperradas por falta de flexibilidade das empresas".

Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, a Pfizer teria, na semana passada desta semana, ampliado a oferta de doses ao governo brasileiro, com possibilidade de entrega de  mais de 100 milhões de doses ao país ainda em 2021. Ainda segundo a emissora, a proposta afirma que o primeiro lote, de 9 milhões de doses, seria entregue ainda no primeiro semestre.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!