Tamanho do texto

Remédio usado contra acidez estomacal feito pela Aché deve ser retirado das prateleiras junto com a sibutramina, indicado para emagrecimento

Ambos os medicamentos que tiveram a comercialização suspensa pela Anvisa apresentaram problemas na fabricação
Divulgação/ Aché
Ambos os medicamentos que tiveram a comercialização suspensa pela Anvisa apresentaram problemas na fabricação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quinta-feira (4) a comercialização dos remédios Gastrium (omeprazol) e Biomag (sibutramina). Ambos os medicamentos do laboratório Aché apresentaram problemas na fabricação. O omeprazol é indicado em casos de gastrite e úlceras, já o sibutramina é um emagrecedor.

LEIA MAIS:  Instituto dos Estados Unidos dá início a testes de vacina contra zika em humanos

De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial, o Aché vinha usando uma formulação diferente da aprovada pela Anvisa na fabricação do Gastrium e alterou, sem informar, o fornecedor do princípio ativo para produzir do Biomag.

A Anvisa determinou a retirada de todo o estoque dos medicamentos que estão no mercado – no caso do Gastrium, das embalagens de 10 mg e 20 mg. Representantes do Aché devem se reunir nesta sexta-feira (5) com membros da agência fiscalizadora para discutir a situação.

LEIA MAIS: Francês pede mais de R$ 1 milhão em indenização por "tédio" no trabalho

Em nota, o laboratório informa que está tomando as medidas necessárias para atender a regulamentação da Anvisa e regularizar a situação dos medicamentos suspensos. "O Aché afirma e assegura que esses medicamentos são absolutamente seguros e eficazes cumprindo com os mais altos padrões de qualidade", diz o comunicado.

* Com informações do Estadão Conteúdo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.