Tamanho do texto

Durante o mesmo período, Fundação Pró-Sangue realiza a Donation Week, em que os lanches após doação serão criados por grandes chefs brasileiros

Podem realizar doação de sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com no mínimo 50 kg e em bom estado de saúde
Alexandre Carvalho/A2 Fotografia
Podem realizar doação de sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com no mínimo 50 kg e em bom estado de saúde

O Dia Nacional do Doador de Sangue será celebrado nesta sexta-feira (25). Por conta da data, o aplicativo Uber dediciu dar R$ 20 desconto na ida e na volta das pessoas que forem realizar uma doação de sangue até sábado (26).

LEIA MAIS:  Número de doadores de sangue cai 20% no último mês em São Paulo

Para conseguir o desconto na cidade de São Paulo, a pessoa deve realizar a doação de sangue nos seguintes endereços: Fundação Pró-Sangue (Postos Clínicas, Dante Pazzanese, Mandaqui e Pedreira), no Beneficência Portuguesa, na Santa Casa e hospitais Geral de Guarulhos, São Luiz Gonzaga e Einstein. O código promocional é “vidasampa”. Para conferir os endereços de outras localidades é necessário acessar o site newsroom.uber.com/brazil.

De acordo com o último balanço da Fundação Pró-Sangue, os estoques dos sangues tipo O+, O-, A-, AB- e B- estão em estado crítico. A

Como doar

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos. Para os menores de 18 é necessária a permissão dos pais ou responsáveis. Já os idosos só podem realizar a doação se já tiveram feito alguma antes dos 60 anos.

É preciso ter no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde. É necessário estar descansado e não ter ingerido bebidas alcoólicas ou fumado nas 12 horas anteriores. A pessoa também não pode estar em jejum.

O doador precisa apresentar um documento de identidade com foto.

Quem não pode

Infelizmente, nem todo mundo pode doar sangue. Estão proibidas pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue (aids, hepatite, sífilis e doença de chagas), que fizeram algum tipo de procedimento dentário, receberam transfusão de sangue ou fazem hemodiálise.

LEIA MAIS:  Doação de sangue terá critérios específicos para vírus da zika e chikungunya

Homens e mulheres que fizeram uma tatuagem ou colocaram piercing nos últimos 12 meses também não podem, assim como pessoas que tiveram gripe, tosse, dor de garganta, febre, rinite ou resfriado nos últimos sete dias, qualquer tipo de infecção não tratada ou em tratamento ou problemas cardíacos e doenças crônicas, como diabetes e câncer.

Outros requisitos básicos podem ser encontrados na Fundação Pró-Sangue.

Donation Week

No mesmo período do UberDoação, a Fundação Pró-Sangue realiza a Donation Week, semana em que os lanches oferecidos após a doação de sangue serão criados por grandes nomes da gastronomia.

Ao todo, serão três mil lanches fornecidos pelos chefs William Ribeiro (Bossa), Leo Botto (sócio do grupo Chez e responsável pelo cardápio do Bar de Cima e Bar Secreto), Roberta Julião (Da Feira ao Baile), Danielle Dahoui (Ruella e apresentadora do Hell´s Kitchen), Benny Novak (Ici Bistrô e Ici Brasserie) e Júlio Raw(Z Deli).

LEIA MAIS:  Doação de órgãos ajuda jovem a enfrentar morte repentina do pai

Os lanches serão oferecidos até o término dos estoques. Nesta quarta-feira (23), o evento ocorre nos postos Osasco, Mandaqui, Barueri e Dante. No dia 24, em Osasco, Pedreira, Dante e Barueri. Já na sexta e no sábado apenas a unidade Clínicas vai receber a semana especial de doação de sangue.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.