Tamanho do texto

Câncer de pele tem 90% de chance de cura quando diagnosticado no início

No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vai avaliar manchas gratuitamente
Shuttersock
No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vai avaliar manchas gratuitamente

O câncer de pele é o mais incidente no Brasil, com 176 mil novos caos ano, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, tem 90% de chance de cura. Por conta disso,  a atenção com manchas e pintas na pele deve ser redobrada.

De acordo com a SBD, o câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida. O tumor também pode aparecer como uma ferida que nunca cicatriza.

A pessoa que está com medo de alguma alteração na pele pode usar a chamada “regra do ABCDE” para saber se está na hora de procurar um médico. Lesões malignas costumam ser Assimétricas, ter Bordas irregulares, Cores alteradas, Diâmetro maior que 6 mm e apresentar Evolução ou modificação da lesão.

LEIA MAIS:  Ricardo Boechat conta que retirou câncer de pele e faz apelo pela prevenção

A SBD recomenda que as pessoas se examinem com periocidade, consultando sempre um dermatologista em caso de suspeita. Outra dica é ficar de olho nos familiares e amigos, já que existem partes do corpo que não conseguimos ver sozinhos.

Existem três tipos de câncer: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, sendo o carcinoma basocelular o mais frequente e o melanoma, mais grave.

Dia Nacional

Neste sábado (26) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Por conta da data, a SBD realiza anualmente consultas gratuitas em diversas cidades brasileiras. Neste ano, o evento ocorre em 129 postos de atendimento, que podem ser conferidos no site da sociedade, das 9h às 15h, com apoio de três mil dermatologistas.

Desde a sua implementação, em 1999 a campanha da SBD atingiu 538.687 pessoas. Em 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

LEIA MAIS:  Neurofibromatose faz americana ter mais de 5,5 mil tumores por todo o corpo

Um dos postos a receber a campanha da SBD é o do Hospital das Clínicas de São Paulo. Os médicos recomendam pessoas com múltiplas pintas, manchas ou pintas que estão se modificando, lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento rápido ou contínuo a procurarem o serviço.

Prevenção

O protetor solar é a melhor “arma” contra o câncer de pele, já que a radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento da doença. Os especialistas indicam o uso do produto sempre que a pessoa for ficar exposta à luz solar, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar. O uso de chapéu, boné, óculos e roupas que protejam a pelo também é recomendado para evitar o aparecimento das manchas e pintas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.