Ideia de incluir o judô na luta contra a obesidade infantil surgiu após muitos pedidos das próprias crianças do instituto
Shutterstock
Ideia de incluir o judô na luta contra a obesidade infantil surgiu após muitos pedidos das próprias crianças do instituto

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que ao menos 41 milhões de crianças com até cinco anos estão obesas ou apresentam sobrepeso. Segundo o relatório da Comissão pelo Fim da Obesidade Infantil, os pequenos estão crescendo em ambientes que incentivam o ganho de peso. É por conta disso que um instituto de São Paulo vai passar a oferecer, gratuitamente, aulas de judô.

+ Brasil deveria aumentar impostos sobre bebidas açucaradas contra a obesidade?

O Instituto Movere, que fica na Zona Leste da capital paulista, já atua desde 2004 contra a obesidade infantil . Segundo a fundadora e presidente do instituto, Dra. Vera Lúcia Perino Barbosa, a ideia de incluir o judô no dia a dia das crianças surgiu após muitos pedidos dos próprios pequenos.

“É uma modalidade olímpica, eles viam os atletas, então gostam muito. A modalidade também prega muito o respeito e a humildade, além de promover o gasto calórico”, afirmou Vera, que também é especialista em saúde, nutrição e alimentação infantil pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

undefined
Divulgação
Logo do projeto Lutando para a Vida, que vai atender 70 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, entre 6 a 17 anos

Serão atendidas 70 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, entre 6 a 17 anos. As inscrições ocorrem neste mês de janeiro e podem ser feitas por moradores da região de Arthur Alvim e dos bairros adjacentes pelo telefone (11) 2741-2374. Além das aulas de judô, os meninos e meninas também passam por acompanhamento psicológico e nutricional.

+ Risco de obesidade, sedentarismo e mais: pesquisa alerta sobre hábitos infantis

Dra. Vera explica que manter uma equipe multidisciplinar é essencial porque a obesidade é causada por múltiplos fatores. Uma das causas pode ser o exemplo dos pais ou responsáveis. Sabendo disso, o instituto também os inclui nas atividades para que todos possam se sentir ajudados.

“Normalmente, os pais já são obesos. Se a gente não muda essa dinâmica da família, não adianta muito. A criança vem para o judô e a gente já conversa com o responsável, passa uma orientação. Às vezes, os pais precisam até mais deste cuidado.”

São Paulo

Quase metade das crianças de São Paulo com até 12 anos está acima do peso, sendo que 13% apresentam caso grave de sobrepeso e 33% já sofrem com a obesidade infantil. O levantamento realizado pelo Ibope avaliou aspectos da saúde de mil crianças que moram na região metropolitana de São Paulo de todas as classes sociais.  Apenas 45% têm peso considerado normal, enquanto 9% estão abaixo do peso. O estudo revelou ainda que 52% dos pequenos são sedentários. O problema é maior entre as meninas: 56%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!