Uma ONG da Austrália fez um 'desafio do manequim' com pessoas com mal de Parkinson para conscientizar sobre a doença. O vídeo, que tem pouco menos de 1 minuto, foi divulgado em dezembro do ano passado pela Parkinson's NSW.
+ Arte pode revelar primeiros sinais de doenças como Parkinson e Alzheimer
Participaram da iniciativa pacientes, empregados da ONG e funcionários da agência de publicidade envolvidas com o projeto, todos com sintomas de Mal de Parkinson. Desde que foi publicado no YouTube, o vídeo já teve cerca de 500 mil visualizações.
Em entrevista à BBC Brasil, a diretora de marketing da ONG, Clare Audet, afirmou que objetivo foi "primeiramente criar maior consciência sobre o Mal de Parkinson e ressaltar que pessoas com a doença enfrentam desafios todos os dias".
+ Novos talheres inteligentes transformam a vida de pessoas com limitações
"Também esperamos incentivar os espectadores a doar para nossa organização para que possamos continuar a oferecer os serviços de apoio gratuitos àqueles vivendo com Parkinson e seus entes queridos", afirma.
Como ainda não foi descoberta uma cura para o Mal de Parkinson, acrescenta Claire, "a campanha é muito importante já que precisamos continuar a aumentar a conscientização pública para que não haja complacência". "Há alguns projetos de pesquisa interessantes, mas não há uma cura ainda para precisarmos continuar a apoiar aquelas pessoas vivendo com Parkinson agora".
+ Lei que amplia uso medicinal da maconha entra em vigor na Flórida
"Recebemos financiamento mínimo do governo, então dependemos que o público faça doações para continuarmos nossos trabalho. Prestamos serviços de apoio gratuitos àqueles que vivem com Parkinson, como uma linha de apoio, grupos de apoio, educação, terapia e enfermagem". Mais de 10 milhões de pessoas no mundo sofrem de Mal de Parkinson.