Especialista explicou que a urina saudável apresenta um amarelo claro, com odor típico, mas não intenso
Shutterstock
Especialista explicou que a urina saudável apresenta um amarelo claro, com odor típico, mas não intenso

Pode parecer uma coisa boba, desnecessária, mas prestar atenção na cor do seu xixi pode te ajudar a evitar grandes problemas. A tonalidade pode indicar desde a necessidade de se tomar mais ou menos água até o sintoma de doenças no fígado ou até um tumor.

LEIA MAIS: Faz mal ficar com muita vontade de fazer xixi?

O xixi nada mais é que o resultado de um processo de filtração das impurezas do sangue realizado pelo sistema urinário. De acordo com o Dr. Alexandre Crippa, coordenador do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano, a urina saudável apresenta um amarelo claro, com odor típico, mas não intenso.

Já no caso de um amarelo escuro ou mel, pode ser que a pessoa esteja passando por um quadro de desidratação.  Quando também há presença de espuma ou aparência efervescente é indício de excesso de proteínas ou problemas renais.

“Em caso de urina rosada ou avermelhada, se ela persistir por muito tempo, pode ser sinal de problema na próstata, infecções e até tumores”, afirmou o especialista. Já um xixi com uma cor mais alaranjada pode estar ligado a um problema de fígado ou vesícula.

LEIA MAIS: Mulheres sofrem mais com infecção urinária

A urina também pode ser acastanhada, quando há desidratação severa ou problema de fígado, ou azulada/esverdeada, no caso de infecção ou uso de alguma medicação. E se você acha que quando o xixi está transparente é algo bom, está errado. Isso quer dizer que você está se hidratando em excesso.

Os exames para o diagnóstico correto variam de acordo com as possíveis causas da mudança de coloração da urina e outros sintomas que o paciente estiver apresentando. Em casos de urina marrom, por exemplo, também são solicitados exames relacionados ao fígado. Entretanto, a Urina 1, quando é feita a coleta  da primeira urina do dia, e a Urocultura, que avalia se há infecção urinária, são os mais pedidos.

Quantidade ideal de água por dia equivale, aproximadamente, a cinco idas ao banheiro ao longo do dia para se fazer xixi
Shuttersock
Quantidade ideal de água por dia equivale, aproximadamente, a cinco idas ao banheiro ao longo do dia para se fazer xixi


Quanto de água tomar?

A ingestão correta de líquido ajuda no funcionamento do sistema urinário. Dr. Alexandre Crippa afirma que, para uma pessoa adulta, o ideal é que se tome, em média, 1,5 litros por dia .

Essa quantidade equivale, aproximadamente, a cinco idas ao banheiro no dia para se fazer xixi. Em cada uma deles, então, a pessoa não pode se esquecer de dar um olhadinha na cor. Se tonalidade incorreta persistir, é preciso procurar um médico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!