Foi confirmado a primeira morte por febre amarela silvestre no estado do Rio de Janeiro. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira (15) que além do óbito, há também mais um caso da doença no estado.

Leia também: Brasil está sentado em 'bomba-relógio', diz especialista sobre febre amarela

Rio de Janeiro tem primeiros casos de febre amarela
shutterstock
Rio de Janeiro tem primeiros casos de febre amarela

Essas são as duas primeiras ocorrências comprovadas de febre amarela silvestre com transmissão dentro do Rio de Janeiro, desde as primeiras aparições em humanos em Minas Gerais.

O óbito aconteceu na Baixada Litorânea, no sábado (11) no hospital municipal da cidade. Watila Santos, 38 anos, era morador da área rural de Casimiro de Abreu, e já havia dado entrada no ambulatório com queixas de dor de cabeça, taquicardia, falta de ar, febre e dor no corpo.

Além desse, há outro caso comprovado na área rural do mesmo município. Conforme foi divulgado, os dois homens não têm histórico de viagem para áreas onde há comprovação da circulação da doença.

Leia também: Febre amarela faz cinco cidades entrarem em situação de emergência

Vacinação será antecipada

Diante dos resultados, a secretaria informou que vai providenciar antes do previsto a vacinaçã o para 24 municípios estratégicos, nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.

Para a primeira etapa da vacinação dos moradores destes municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira (16) para a secretaria, que fará a distribuição para as cidades.

Os demais municípios, incluindo a capital e a região metropolitana, farão parte de outras duas fases seguintes, com previsão de início até o fim deste mês, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro.

A Secretaria de Saúde reforça que todo o estado será contemplado e que, portanto, não há necessidade de deslocamento da população entre os municípios em busca da vacina contra a febre amarela.

Leia também: "É quase impossível acabar com o Aedes aegypti", diz presidente da Fiocruz

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!