Ministério da Saúde pretende imunizar 114 mil indígenas que vivem em áreas afastadas dos centros urbanos
shutterstock/Reprodução
Ministério da Saúde pretende imunizar 114 mil indígenas que vivem em áreas afastadas dos centros urbanos

No último sábado (6), o Ministério da Saúde lançou o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI). A iniciativa busca reforçar a imunização contra infecções graves que atingem essas populações, com o desenvolvimento de ações para alcançar aldeias, áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal.

Leia também: Ministério da Saúde entrega equipamentos para ampliar atendimento indígena

Com prazo para encerramento em 21 de maio, a campanha de vacinação indígena irá distribuir 180 mil doses de vacinas contra diversas doenças, como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, influenza, caxumba, febre amarela, HPV e outras.

Para fazer essa mobilização, a pasta irá desembolsar mais de R$ 4,5 milhões em investimentos com logística, transporte e imunobiológicos. São 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) no país e que vão receber uma força-tarefa, para proteger 114 mil indígenas aldeados em todas as regiões do país, incluindo 82 Polos Base, 1.012 aldeias e 138 etnias.

Essa campanha é realizada anualmente pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, com o objetivo de ampliar e melhorar a vigilância epidemiológica de doenças que podem ser imunizadas com a vacinação e intensificar atividades de rotina para completar esquemas de vacinação.

Leia também: Ministério da Saúde entrega equipamentos para ampliar atendimento indígena

Campanha

Entre os que terão prioridade na imunização estão as pessoas com perfis mais vulneráveis, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem em áreas de difícil acesso e onde há baixa cobertura vacinal.

Ficará à critério dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas definir quais as áreas prioritárias de suas regiões. Além da vacina, os DSEIs aproveitarão a oportunidade para realizar várias atividades durante a ação, estre elas: avaliação nutricional, atendimento odontológico, testes rápidos de HIV/Hepatites/Sífilis, consultas de pré-natal e exames laboratoriais e clínicos, aplicação de vitamina A, palestras educativas, entre outras coisas.

Estrutura

Para essa ação, mais de três mil trabalhadores foram envolvidos, sendo mais da metade Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Saneamento (AISAN). Além disso, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) também compõem a equipe.

Por estarem localizadas em áreas de acesso mais restrito, a logística da campanha conta com a disposição de transportes das equipes e insumos até as aldeias, por meio de carro, barco, helicóptero ou avião.

A vacinação indígena é uma ação que acontece no mundo todo. Mesmo com a dificuldade que vai além da locomoção e acesso aos povos, incluindo os problemas com acondicionamento, conservação e transporte das doses de remédios.

Leia também: Campanha de vacinação contra gripe será em abril; veja se você pode participar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!