Campanha de vacinação alcançou 76,7% do público-alvo até o momento; meta do Ministério da Saúde é de 90%
shutterstock/Reprodução
Campanha de vacinação alcançou 76,7% do público-alvo até o momento; meta do Ministério da Saúde é de 90%

Termina nesta sexta-feira (9) a campanha nacional de vacinação contra a gripe , que oferece proteção contra três subtipos do vírus A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. As doses são oferecidas gratuitamente nos postos de saúde de todo o País e estão disponíveis desde segunda-feira (5) para toda a população. A decisão de estender a oferta para além do público-alvo da campanha foi anunciada no fim da semana passada pelo Ministério da Saúde, que alegou ainda haver 10 milhões de doses em estoque.

Segundo o último balanço divulgado pelo governo, um total de 41,3 milhões de pessoas do público-alvo haviam sido imunizadas até a última sexta-feira (2), número que representa 76,7% do grupo prioritário para a campanha de vacinação . O resultado está abaixo da meta traçada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. O único estado que já havia atingido a marca a sete dias do fim da campanha foi o Amapá (95,6%).

O público-alvo é formado por crianças com idades de seis meses a cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias; detentos; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, atribuiu a pouca procura pelas vacinas ao baixo número de ocorrências de gripe influenza em 2017. “Neste ano tivemos poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde. No entanto, ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”, disse Barros, conforme reportado pelo Portal da Saúde.

Leia também: Campanha de medula óssea aumenta número de doadores

Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. As informações são da Portal da Saúde.

Mesmo pessoas que já passaram pela campanha de vacinação, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. 

Leia também: Prática de exercícios pesados pode estar acabando com seu estômago, diz estudo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!