Eles podem estar em qualquer lugar. Mesmo no período do inverno, que quando a incidência de insetos e aracnídeos é menor, é possível encontrar mosquitos, aranhas e até escorpiões em locais mais úmidos e quentes. Em muitos casos não há como prever, mas você saberia o que fazer quando isso acontecesse?

Leia também: Como se proteger de animais peçonhentos

Como a maioria das pessoas, o americano Thomas Petrov não estava preparado para levar uma picada . Nesta semana, quando ele estava colocando o lixo para fora de casa, no Arizona, nos Estados Unidos, sentiu uma fisgada em seu braço. Em questão de segundos a dor começou a vir e, em uma reação puramente instintiva, ele esmagou o bicho assim que o viu.

De acordo com sua esposa, Dee Petrov, ele nunca tinha visto um animal como aquele. Não sabia identificar, mas assim que entrou para casa, decidiu procurar na internet mais informações.

Enquanto isso, o pequeno círculo formado em seu braço foi aumentando progressivamente, até que a ferida começou a tomar o braço inteiro. “Em questão de horas o caso, que inicialmente achávamos ser uma simples picada de inseto se tornou uma emergência”, contou Dee.

Em poucas horas, o local da picada ficou completamente tomado de hematomas, afirmou a esposa de Thomas Petrov
Reprodução/GoFundMe
Em poucas horas, o local da picada ficou completamente tomado de hematomas, afirmou a esposa de Thomas Petrov

O braço ficou coberto de hematomas e Petrov precisou passar por procedimentos cirúrgicos. O incidente ocorreu no início desta semana, e ainda não se sabe ao certo como fazer para o membro voltar ao normal.

Sua esposa decidiu então criar uma página na internet para arrecadar fundos para o tratamento do marido, que ainda sofre com a coceira e perdeu a força no braço. Agora ele continua fazendo uma série de exames e ainda vai visitar diversos especialistas em tentativa de encontrar um tratamento eficaz.

Leia também: IVB desenvolve soro inédito para combater veneno de abelha

Solifugae

Essa espécie de invertebrados, os solífugos, não é venenosa, mas sua picada é bastante dolorida
shutterstock/Reprodução
Essa espécie de invertebrados, os solífugos, não é venenosa, mas sua picada é bastante dolorida

Procurando por pistas sobre o que havia o mordido, Petrov afirmou que acredita ter sido um aracnídeo invertebrado, conhecido como solífugo, da ordem Solifugae . As espécies ainda não são totalmente conhecidas, mas há algumas como a spider camel, reconhecida pelo americano como a que ele havia esmagado.

O que se sabe dessas espécies é que elas não carregam veneno. No entanto, sua picada é bastante dolorida por conta da robustez das quelíceras - estrutura desenvolvida com a manipulação do alimento ao redor da boca - que são as maiores entre os aracnídeos.

O que fazer em caso de picadas?

Qualquer picada de inseto pode provocar uma pequena reação alérgica. A vermelhidão, inchaço e coceira são sintomas comuns no local onde a pessoa foi mordida. Porém, há quem tenha uma reação mais grave do que o normal e, nesses casos, é importante fazer um tratamento ou, em alguns casos, ir ao médico.

Quando a picada for de insetos não peçonhentos, como mosquitos, formigas, abelhas ou pulgas podem provocar alergia em algumas pessoas. Nesses casos, é recomendável passar gelo no local por até dez minutos e pomada à base de corticoide, de duas a três vezes ao dia, por cinco dias. Evitar coçar a área ajuda a diminuir a irritação da pele.

Já em caso de cobras, aranhas e escorpiões, por exemplo, o ideal é pedir ajuda médica, ligando para o 192, ou ir até um hospital o mais rápido possível, já que podem ser venenosas. Em situações mais graves, a pessoa pode sentir falta de ar, e pode significar choque anafilático. Essa condição faz a pressão arterial cair e a dificuldade para respirar acontece por conta do edema de glote. A orientação é levar a pessoa o mais rápido para o hospital, pois há risco de morte por asfixia.

Se possível, manter o inseto para mostrar ao médico pode ajudar na identificação e também na definição do tratamento mais adequado.

Leia também: Intoxicação alimentar, picadas de insetos, herpes: fuja dos problemas do verão

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!