Reclamações de dores nas articulações por conta da artrite tendem a ser maiores no inverno. Será?
shutterstock
Reclamações de dores nas articulações por conta da artrite tendem a ser maiores no inverno. Será?

Quem sofre com as dores de artrite geralmente fala que as articulações ficam ainda mais doloridas quando o tempo está mais úmido e frio. Mas será que essa afirmação faz mesmo sentido aos olhos da ciência?

Leia também: Tem gastrite? Conheça as causas e veja atitudes que aliviam o desconforto

Durante anos o argumento que colocava o inverno como o grande vilão de pacientes com artrite , se baseava na teoria de que é nessa época do ano que as articulações ficam mais rígidas e por isso, a dor aumenta.

Porém, um estudo envolvendo a Universidade de Harvard e de Washington quis colocar à prova se essa é realmente uma justificativa plausível ou apenas um mito. Para isso, os pesquisadores decidiram fazer uma análise a partir de buscas na internet relacionadas a artrite, dor nos joelhos e quadril.

Durante cinco anos eles monitoraram como e quando os usuários buscavam por informações sobre esses temas, em 45 cidades, e a conclusão foi completamente contrária ao que a maioria acredita.

Método

A pesquisa constatou, comparando a quantidade de buscas no inverno e verão, que, na verdade, as pontadas de dor nas articulações são mais frequentes em dias ensolarados e com temperatura mais alta. Entre as justificativas encontradas, o fato de ser nessa época do ano que as pessoas ficam mais ativas e forçam mais as articulações.

Leia também: Saiba o que é a neuralgia do trigêmeo, conhecida como a pior dor que existe

O principal autor do estudo, que foi publicado na revista PLOS One, Scott Telfer, do departamento de ortopedia e medicina esportiva da Universidade de Washington afirma que é comum ouvir de pessoas com artrite que elas podem “prever” quando o clima está mudando. “Mas, até então, ​​só haviam feito associações vagas, nada muito concreto. Agora nossas descobertas se alinham a essa afirmação", afirmou.

Os pesquisadores usaram as buscas na Internet como base do estudo, porque essa é, cada vez mais, a primeira opção de quem procura por ajuda quando está sofrendo algum problema de saúde.

No entanto, não foi possível encontrar nenhum mecanismo direto que ligue a temperatura ambiente à dor . "O que acreditamos, é que a explicação mais provável é o fato de que as pessoas estão mais ativas em dias agradáveis, sendo mais propensas a ter abusos excessivos e ferimentos agudos por isso. Sendo assim, elas partem para a internet para obter informações relevantes sobre o assunto", explicou Telfer.

Leia também: Desinformação atrasa diagnóstico da artrite reumatoide

Estudos anteriores

Natalie Carter, chefe de pesquisa de ligação e avaliação na Charity Arthritis Research UK, avaliou o estudo como mais uma ferramenta para que os especialistas possam usar para gerenciar melhor a dor dos pacientes.

No entanto, pesquisas anteriores têm resultados mistos, com alguns especialistas sugerindo que mudanças na temperatura e umidade influenciam a expansão e contração de diferentes tecidos nas articulações, causando dor.

Há registro de alguns estudos sugerindo que os dias chuvosos, com níveis reduzidos de luz solar, tendem a influenciar na dor das articulações. Usando como justificativa que temperaturas baixas podem aumentar a viscosidade do líquido que lubrifica as articulações, tornando-as mais rígidas e talvez mais sensíveis à dor.

Porém, também é sugerido que o tempo afeta o humor, o que altera nossa percepção de dor, facilitando as reclamações quando o clima encontra-se mais sombrio, como no inverno.

Leia também: Dor de cabeça pode se agravar se tratamento correto não for feito

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!