Cirurgias feitas com tecnologia robótica já são realizadas em hospitais de São Paulo, com o apoio do Ministério da Saúde
shutterstock
Cirurgias feitas com tecnologia robótica já são realizadas em hospitais de São Paulo, com o apoio do Ministério da Saúde

O Centro-Oeste está perto de conseguir que uma nova tecnologia robótica seja oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em procedimentos cirúrgicos. O Ministério da Saúde anunciou que está avaliando a implantação de robôs em cirurgias no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, no Distrito Federal.

Leia também: Jogos de realidade virtual podem ser nova alternativa para alívio da dor

A ideia é que o projeto com a tecnologia robótica torne as operações mais precisas e menos invasivas. "É um projeto ousado e importante. Estamos estudando a possibilidade de introduzir a tecnologia robótica em fase experimental de pesquisa para fazer a avaliação de desempenho no SUS, verificar os benefícios para saber se temos viabilidade de ampliar o investimento futuramente para outros hospitais”, explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Marco Fireman.

A ferramenta é um aparelho que funciona a partir do comando de um médico cirurgião. Além de permitir uma alta precisão, o tempo de duração do procedimento é reduzido e a manipulação de áreas de difícil acesso pode ser melhor realizada.

“É uma inovação que permite a visualização de tumores de forma mais detalhada, rastreando inclusive aqueles que não são identificados em cirurgias comuns. A tecnologia permite alto desempenho em procedimentos de ressecção de tumores e aumenta as chances de cura de pacientes oncológicos. É um avanço inestimável, porque a vida não tem preço”, pontuou o médico e diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SCTIE , Renato Teixeira.

Leia também: Cirurgia com robô? Entenda como é feita uma cirurgia robótica

Em países desenvolvidos, o uso desse tipo de procedimento é uma prática já consolidada. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 3.500 robôs fazem parte dos equipamentos das operações em unidades hospitalares para cirurgias de alto grau de complexidade.

Brasil

Caso o governo aceite a proposta que está sendo elaborada pelo HRAN, esta será a primeira vez que o Centro-Oeste será contemplado por esse tipo de tecnologia. Se aprovado, o projeto entrará em fase de instalação para ser testado por um período de aproximadamente três anos.

Atualmente, o Ministério da Saúde já oferece incentivos fiscais, por meio dos Programas de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), que é realizado por entidades filantrópicas credenciadas ao SUS para a produção de projetos que utilizem a tecnologia robótica. Além disso, o governo federal já investe em dois programas em São Paulo – um no Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) e outro no Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Leia também: Você ainda será operado por robô; entenda como funciona a robótica na medicina

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!