Você é daqueles que só de pensar em tocar no seu umbigo uma sensação estranha te invade? Saiba que não está sozinho. O grau de sensibilidade varia, mas muitas pessoas não gostam nem de encostar nesta parte do corpo. Para alguns, o estímulo na região além de provocar a sensação de incômodo, ainda é capaz de causar o desejo de usar o banheiro.
Leia também: Garoto sofre de condição renal que faz sua barriga inchar como a de uma grávida
Para desvendar esse mistério, o médico Christopher Hollingsworth, dos Associados Cirúrgicos de Nova Iorque (NYC Surgical Associates, em inglês) explicou que, ao tocar o umbigo o revestimento do estômago é estimulado, causando uma espécie de “formigamento” na virilha chegando até a ocasionar vontade de urinar, mesmo sem a necessidade real.
"No interior do umbigo, além de pele, é possível estimular as fibras que revestem o interior do abdómen", afirmou Hollingsworth. "Por isso, quando se coloca o dedo dentro do local, você acaba enviando um sinal desde as fibras interiores que revestem a cavidade abdominal até à espinhal dorsal", declarou ele.
O especialista explicou que isso acontece porque a bexiga e a uretra recebem um sinal, normalmente semelhante ou desconforto que é sentido quando é preciso usar o banheiro.
"Até chegar à espinha dorsal, os sinais que vêm do abdominal passam pela bexiga e uretra, provocando uma sensação semelhante [à de ter vontade de urinar]", completou o médico.
No entanto, ele acrescentou que esse sentimento só vai acontecer se o umbigo for pressionado de maneira especificamente profunda, pois é necessário encostar nas fibras que ficam atrás da camada muscular no abdômen.
Hollingsworth esclarece que o revestimento interno que é alcançado quando alguém pressiona profundamente aquela região é conhecido como umbilicus e é extremamente sensível, por isso a forte reação que ocorre quando ele é estimulado.
Leia também: Após cirurgia, mulher faz sexo e sua vagina "morde" o parceiro
Dor
Nesses casos, o desejo de urinar é visto como um reflexo natural do organismo. Porém, a dor na região pode ser um sinal de que algo não vai bem. Os motivos podem ser inúmeros: contaminação por vermes, distensão por gases, doenças infecciosas ou inflamação abdominal, como apendicite, intestino irritável, gastroenterite ou obstrução intestinal, por exemplo.
A dor no umbigo também pode se manifestar de diferentes formas, como uma cólica, uma pontada, ser persistente ou estar acompanhada de outros sintomas, como vômitos, suor e palidez. Nesses casos, o ideal é procurar um médico para o diagnóstico correto.
Leia também: Entenda o que a cor do seu xixi pode dizer sobre sua saúde