Escovar os dentes após cada refeição é a principal recomendação dos dentistas para manter a saúde bucal em ordem e, dessa forma, evitar o surgimento de cáries e a necessidade de passar por restaurações e obturações. Para isso, é preciso optar por um bom modelo de escova de dente. Mas, como fazer para decidir pela melhor opção entre tantos formatos e tamanhos disponíveis?
Leia também: Clareamento dental caseiro enfraquece os dentes e facilita a aparição de cárie
Para ajudar a responder essa pergunta, Vanessa Alves, dentista do Seconci-SP, ensina que o primeiro ponto a ser visto em uma escova de dente é a rigidez das cerdas. Segundo ela, as com fios macios são as mais indicadas. “Essa opção desliza entre as cavidades e, com isso, remove os resíduos de alimentos e a placa bacteriana sem causar danos à gengiva e ao esmalte”, diz.
Além desse detalhe, outro ponto que deve ser levado em consideração na hora da compra é o tamanho da cabeça do produto. A profissional explica que, durante a limpeza, todos os dentes precisam ser alcançados. No entanto, é preciso considerar a dimensão da cavidade bucal de cada um. “Recomendo as escovas com cabeças arredondadas. Porém, caso a pessoa tenha limitação na abertura da boca, ou para quem ainda possui o dente do siso , as opções com ponta menor são bem-vindas”, afirma.
No caso de quem faz uso de aparelho ortodôntico fixo, as melhores opções são as que apresentam formato em “V”. O benefício desse modelo é que também higieniza corretamente os fios e bráquetes. Em relação às próteses dentárias, o recomendável é investir em opções com cerdas mais rígidas e, assim, garantir uma higiene melhor.
E nas crianças?
Nos pequenos, a escovação deve começar ainda antes dos primeiros dentes aparecerem. Para isso, a especialista sugere limpar a gengiva do bebê com uma gaze umedecida com água. Depois, conforme começam a surgir, deve-se utilizar uma escova extra macia para eliminar os resíduos dos alimentos consumidos e evitar o mau hálito.
No começo, os pais devem acompanhar o processo de perto. Dessa forma, além de ensinar como escovar adequadamente, eles também conseguem garantir que as crianças estejam fazendo a higienização de forma correta.
Saiba como escovar os dentes
Você, assim como milhões de pessoas, pratica a ação todos os dias – mas será que está fazendo isso de forma correta e eficaz? Veja o passo a passo em apenas três etapas:
Leia também: 14 alimentos que escurecem os dentes
Após terminar, algumas regiões podem não ter sido alcançadas pelas cerdas e, com isso, é necessário usar fio ou fita dental para completar o processo de higienização. Uma dica fornecida pela dentista é trocar a escova de dente a cada três meses ou, ainda, em um menor intervalo, quando as cerdas estiverem muito desgastadas.