Uma garota de apenas 11 anos está chamando atenção da imprensa internacional por conta da sua habilidade incomum: ela é capaz de identificar cores através do olfato. Pelo cheiro a criança pode reconhecer se um objeto é verde, azul ou amarelo, por exemplo - até mesmo de olhos vendados.  

Leia também: Empoderamento feminino e seu protagonismo na luta contra o câncer de mama

Pessoas com sinestesia são capazes de
Pixabay
Pessoas com sinestesia são capazes de "interligar" sentidos; ainda não se sabe qual a causa desse disturbio (foto ilustrativa)

A família de Deepti Regmi, que nasceu no Nepal, acredita que seu estranho “talento” vem de Deus. No entanto, a ciência tem uma explicação um pouco menos subjetiva. Embora nenhum diagnóstico oficial tenha sido feito, o comportamento da menina parece ser semelhante ao de pessoas com sinestesia de transtorno sensorial.

Essa desordem, que pode ser provocada espontaneamente, faz com que os sentidos das pessoas se tornem "interligados".  A causa do distúrbio neurológico ainda é desconhecida, porém já foram catalogados 61 tipos de sinestesia.

Em um vídeo, a jovem aparece vendada, e identificando várias cores diferentes de pequenos objetos. Ela toca os itens coloridos e os leva até o nariz.

Na mesma gravação, que tem quatro minutos de duração, também é possível ver Deepti decifrando as cores que são usadas em uma página de jornal.

Relatos locais afirmam que ela desenvolveu sua bizarra habilidade no ano passado, e desde então tem treinado seu cérebro para afiar seu odor do sono.

A filmagem foi gravada por Puskar Nepal, que testou Deepti durante uma sessão. O trabalho de Puskar é desconhecido. Porém, ele disse aos jornalistas locais que chegou a verifiquei a venda dos olhos para “garantir que ela não pudesse ver antes de dizer as cores”.

Leia também: Dieta à base de vegetais não é sinônimo de dieta saudável, diz pesquisa

"Fiquei muito espantado com que ela pudesse cheirar as cores com tanta facilidade. Para minha surpresa, apesar da pouca idade, ela sente a responsabilidade perante a sociedade e quer ajudar as pessoas com deficiência visual com suas habilidades", disse ele à imprensa.

Os pais da menina, ambos professores, ficaram fascinados com a inteligência de sua filha. Puskar também afirmou que ela também é “excelente” nos estudos, o que aumenta o orgulho dos pais.

Outros casos

Apesar de pouco comum, o comportamento não chega a ser raro. Há um mês, o jornal britânico Daily Mail havia reportado um caso semelhante, de um homem de 29 anos, que afirma sentir diferentes gostos de alimentos toda vez que ele ouve algumas palavras.

Dave Evans, de Willesden Green em Londres, afirmou que sente o sabor de flocos de milho sempre que alguém diz "leste" e de pururuca quando ele ouve a palavra "cerdas". Já a joven Kathryn Jackson, 22, de Nottingham, afirmou que parece estar saboreando cenouras toda vez que ouve o nome de seu irmão.

Leia também: Justiça proíbe enfermeiros de prescrever remédios e requisitar exames

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!