Programa Mais Médicos conta hoje com mais de 18 mil profissionais atuando em mais de 4 mil municipios brasileiros
shutterstock
Programa Mais Médicos conta hoje com mais de 18 mil profissionais atuando em mais de 4 mil municipios brasileiros

O Programa Mais Médicos será prorrogado por mais três anos. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira (1º), enquanto ele participava de um evento na capital paulista do World Hepatitis Summit 2017, que reuniu especialistas em saúde pública e organizações não governamentais (ONGs) para debater a eliminação de hepatites virais.

Leia também: Ministério da Saúde vai reincluir mais de 200 medicamentos na lista do SUS

“Eu não acredito que tenhamos, até 2019, médicos brasileiros, formados no Brasil, dispostos a estar onde estão os médicos do Mais Médicos . Lugares afastados, lugares de alto risco, com pouca segurança”, afirmou o ministro.

O programa, criado para suprir a falta de profissionais de saúde em regiões pobres e mais afastadas dos grandes centros, conta com 18.240 médicos em 4.058 municípios, atendendo 63 milhões de pessoas.

De acordo com Barros, a previsão é de que o programa será renovado no mesmo sistema usado atualmente, com pagamento de bolsas aos participantes e incentivo à abertura de cursos de medicina e residência medica em saúde da família. “Não me parece que poderemos abrir mão dos conveniados em 2019”, ressaltou o ministro.

Em relação ao ano de 2016, a participação ativa dos brasileiro no programa aumentou . O índice de profissionais naturais do Brasil subiu 44%, segundo as informações do Ministério da Saúde . Há um ano, 5.765 profissionais estavam inscritos, enquanto que em 2017 o número foi de 8.316.

Carreira de Estado

O ministro não descartou a possibilidade da criação de uma carreira de Estado para médicos formados no Brasil no Sistema Único de Saúde ( SUS ), mas ponderou que existem grandes obstáculos. “A equação é muito complexa, porque esbarra em princípios constitucionais da isonomia. O limite constitucional do teto do servidor público diz que, nos municípios, o maior salário é do prefeito. Isso não se viabiliza para a contratação de médicos nesses locais”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo ministro é a irredutibilidade de remuneração. “Pela lógica, [o médico] teria que ganhar muito mais no início da carreira num posto muito afastado e menos quando vier para cidade grande. Mas a Constituição não permite a redução do salário”, exemplificou. “Esses princípios constitucionais dificultam a implantação da carreira médica no Brasil”, disse.

Leia também: Justiça proíbe enfermeiros de prescrever remédios e requisitar exames

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!