Celebrado em 10 de novembro, o Dia de Prevenção e Combate à Surdez traz um alerta para aqueles que não vivem sem fone de ouvido: o uso incorreto do acessório pode levar à perda total de audição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas podem ficar surdas por escutarem música em alto volume.
Leia também: Excesso de cera de ouvido pode causar diminuição da audição
Segundo o Dr. Andy Vicente, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, usar o fone de ouvido de forma prolongada e contínua pode causar danos irreversíveis ao sistema auditivo. “A perda de audição acontece de forma gradual, ou seja, a exposição sonora inadequada vai provocando um distúrbio progressivo ao longo dos anos”, explica o profissional.
Sintomas
Durante esse período, uma das formas de identificar se há algo de errado é prestar atenção aos sintomas. Entretanto, eles podem se manifestar apenas quando o problema já está em estágio mais avançado. “ Zumbido , pressão nos ouvidos, dificuldade para compreender as palavras, falta de concentração e irritabilidade são alguns dos indícios”, informa o Dr. Andy Vicente.
Leia também: Risco triplo de acidente para pedestres que usam fones de ouvido
Caso haja desconfiança e, ao notar alguns dos sinais de suspeita de perda auditiva , deve-se ir ao médico para que a situação possa ser avaliada e seja possível realizar a orientação, o tratamento e, caso necessário, a reabilitação adequada ao paciente prejudicado.
Volume ideal
Conforme alerta o especialista, o limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. O ideal é que não somente os fones, mas também outros aparelhos sonoros sejam usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição. Isso porque os sons acima de 85 decibéis são prejudiciais e, inclusive, alguns modelos podem atingir até 120 decibéis.
Leia também: Crianças que nasceram surdas passam a escutar após cirurgia
Vale destacar também que é importante não ouvir o som tão alto a ponto de não escutar o que está a sua volta. Em locais agitados, como festas, baladas e shows, o recomendado é evitar ficar próximo às caixas de som. O especialista também sugere descansar alguns dias após o uso prolongado de fone de ouvido e optar pelo modelo em formato de concha, que é menos prejudicial que as outras opções disponíveis no mercado.