Lavar as mãos vai além de ensaboar, fazer espuma e enxaguar; saiba como fazer o procedimento correto
shutterstock
Lavar as mãos vai além de ensaboar, fazer espuma e enxaguar; saiba como fazer o procedimento correto

Uma das maneiras mais fáceis eficazes de prevenir doenças infecciosas, causadas por bactérias e germes é mantendo a higiene em dia. Parece bobagem, mas o simples fato de lavar as mãos pode ser determinante na prevenção de infecções respiratórias, estomacais, gripes, resfriados, diarreias, doenças de pele, espinhas e até infecções de ouvido.

Leia também: Sabonetes antibacterianos: quem realmente precisa?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU),  lavar as mãos é essencial para o controle de doenças transmissíveis, pois gesto simples é capaz combater a propagação de germes resistentes a medicamentos.

As mãos são utilizadas para quase todas as tarefas diárias de um indivíduo, o que significa que elas entram em contato com diversos microorganismos que podem se transferir de uma superfície para outra.

“Esses microrganismos podem ser causadores de doenças gastrointestinais como verminoses e diarreias, por exemplo. Por isso, é importante realizar a higienização da forma correta”, ressalta Fabiana Sanches, gerente médica da Medley.

Para se ter ideia, a ONU informa que essa higienização, quando feita de maneira adequada após usar o banheiro, pode reduzir infecções em 40% das vezes. Quando as mão estão limpas antes da manipulação de alimentos, a transmissão de doenças diminui em até 23%.

Mas, apesar de ser uma atividade do dia a dia, não são todos que sabem exatamente qual o processo ideal para a higienização dos membros. Engana-se quem pensa que é só “passar” sabão e enxaguar.

“Na verdade, não é tão simples lavar as mãos. Temos que nos atentar a todos os detalhes da higienização correta e não esquecer de nenhuma parte de sua superfície”, alerta Fabiana.

Você viu?

Como lavar as mãos de maneira adequada

  • Ensaboe as mãos e esfregue as palmas entre si;
  • Faça movimentos circulares com os dedos de uma mão na palma da outra;
  • Entrelace os dedos das duas mãos, e limpe a região entre os dedos;
  • Repita o processo de dedos cruzados — agora com as palmas juntas;
  • Esfregue a palma da mão contra as “costas” da outra;
  • Para limpar as unhas e embaixo delas, imite a forma de uma concha com as mãos e faça movimentos verticais uma mão contra a outra, juntando-as em sentido oposto;
  • Esfregue os antebraços e punho.

Leia também: Ficar sem banho é perigoso? Saiba o que fazer quando não dá para tomar uma ducha

O procedimento deve ser feito com água corrente para tirar o sabão da pele. O ideal é fechar a torneira com um papel ou uma toalha para não contaminar novamente. Seque com uma toalha ou pedaço de papel limpos.

Parece fácil? Nem sempre é. Fabiana Sanches explica porque é importante a higienização sob as unhas e no meios dos dedos, próximo ao punho e o polegar, locais “esquecidos” por muitas pessoas. “Essas são regiões muito esquecidas na lavagem habitual. Uma especial atenção à lavagem deve ser dada antes de preparar os alimentos e após uso dos sanitários”, afirma.

Blitz da Saúde

Para alertar sobre esses e outro perigos que podem estar invisíveis a olho nu, mas que são evitados com atitudes simples, uma ação itinerante está passando por São Paulo e região para oferecer avaliações com médicos e atividades gratuitas à população.

A campanha é uma iniciativa da Medley, unidade de negócios responsável por genéricos e similares da Sanofi, que, entre outras artefatos interativos, montou um espaço equipado com luzes ultravioletas capazes de mostrar em tempo real se o participante lava de forma correta as mãos. Além disso, profissionais darão dicas da mecânica ideal para que o processo seja efetivo na prevenção de doenças.

As paradas da Blitz acontecerão durante a semana na segunda, quarta e sexta-feira  das 10h às 19h, e os locais serão divulgados por meio da fanpage oficial da Medley . As avaliações gratuitas incluem: bioimpedância, análise da pele facial, como hidratar e cuidar do rosto e mecanismo correto para lavar as mãos.

Leia também: Quando lavar as mãos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!