Até o momento, 60% do grupo prioritário foi vacinado contra gripe, segundo o Ministério da Saúde
Rovena Rosa/Agência Brasil
Até o momento, 60% do grupo prioritário foi vacinado contra gripe, segundo o Ministério da Saúde

O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, declarou que a campanha de vacinação contra a gripe será estendida por pelo menos 15 dias. As informações são do jornal Folha de S.Paulo .

Leia também: Dieta rica em fibras pode combater a gripe, aponta estudo feito com camundongos

Segundo o ministro, a decisão de ampliar campanha de vacinação contra gripe foi tomada diante das dificuldades enfrentadas por parte da população para acessar as unidades de saúde devido à paralisação dos caminhoneiros somada aos baixos índices de vacinação nos postos de saúde até o momento.

Anteriormente, o prazo da ação seria encerrado na sexta-feira (1º) . Porém, conforme o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 21 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ainda não teriam recebido o imunizante até o dia 24 de maio.

Esse número é equivalente a 40% das gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, indígenas e pessoas privadas de liberdade em todo o país.

“Vamos prorrogar com certeza”, informou Occhi à Folha . “Não tínhamos previsão de prorrogação, mas em função disso [paralisação] as pessoas não têm tido condição, e às vezes há dificuldades no transporte público”, afirmou o ministro, que ressaltou o fato de todas as doses de vacina já terem sido enviadas aos estados e estão disponíveis nas unidades de saúde.

Apesar de não informar qual a data de prorrogação da vacina, a previsão é de que a campanha funcione por mais 15 dias, até meados de junho.

Grupo prioritário

Entre as turmas com menor índice de vacinação, as crianças lideram, com apenas 46% imunizadas.

“A gripe não é uma doença grave, mas entre os grupos prioritários pode se agravar, sim, e a vacina é uma das melhores formas de evitar que isso aconteça” afirmou o secretário da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Gama.

Já o público com a maior taxa de imunização é o das puérperas, com 74,2%, seguido pelos idosos, 71%, trabalhadores da saúde, 67,8%, e professores, 67,7%. Entre os indígenas, a cobertura ficou em 53,5% e, nas gestantes, 51,8%.

Você viu?

As doses aplicadas durante a 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/ H1N1 , A/H3N2 e Influenza B.

"Estamos entrando na época de maior circulação do vírus no território fluminense, que é o inverno, e precisamos que a população procure um posto de saúde para se vacinar, a fim de evitar o aumento das chances de transmissão, além das formas mais graves da doença entre os grupos suscetíveis. É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião", comenta a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello.

Tira-dúvidas

A vacina da gripe imuniza contra os três subtipos da doença, mais comuns no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B
Rovena Rosa/Agência Brasil
A vacina da gripe imuniza contra os três subtipos da doença, mais comuns no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B


  • O que é Influenza?

É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada.

Caracteriza-se por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura, aproximadamente, uma semana.

Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9.

  • Como acontece a transmissão?

Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

  • Quais são os sintomas da doença?

Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

  • Como se prevenir?

A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Leia também: Não confunda com gripe ou resfriado: aprenda a identificar a bronquiolite

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!