Rio Grande do Sul registra sétimo caso de sarampo no estado

Vítima se trata de uma mulher de 29 anos que teve contato com um dos casos anteriormente confirmados no estado; Amazonas e Roraima também notificaram a circulação do vírus, com mais de 500 registros da infecção

Casos de sarampo aumentam em três estados brasileiros e preocupam autoridades da área da saúde
Foto: shutterstock
Casos de sarampo aumentam em três estados brasileiros e preocupam autoridades da área da saúde

Mais uma confirmação de sarampo foi informada pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Com esse, o estado registra sete casos de sarampo. Dessa vez, a vítima foi uma mulher, de 29 anos, moradora do município de Vacaria.

Leia também: Brasil fica em segundo lugar no ranking de casos de sarampo nas Américas

A informação é de que a paciente teve contato com um dos casos de sarampo anteriormente confirmados em Porto Alegre e foi infectada. Além desse, um outro paciente está sendo investigado na capital gaúcha com suspeita da deonça e aguarda a confirmação do diagnóstico.

A primeira notificação de sarampo no Rio Grande do Sul aconteceu em março, e se tratava de uma criança de 1 ano, não vacinada, que vive em São Luiz Gonzaga. Ela teria se contaminado durante uma viagem à Europa, onde há um surto da infecção.

A segunda confirmação foi em uma estudante de 25 anos, de Porto Alegre, que esteve em Manaus, onde também há surto de sarampo. Em seguida, quatro moradores de Porto Alegre vinculados à estudante testaram positivo para sarampo.

Manaus decreta situação de emergência

Diante da confirmação de quase 300 casos da doença na capital amazonense, a prefeitura de Manaus decretou situação de emergência por 180 dias . Só na cidade, mais de 1,8 mil pacientes estão com a suspeita da condição - sendo a maioria deles crianças menores de cinco anos.

Você viu?

Em Roraima, os casos da infecção que já foram confirmados chegaram a 200 , com 177 em investigação e 35 já descartados. Em duas situações, ocorreram mortes em decorrência da doença. No estado, a disseminação da doença é associada por autoridades à chegada de venezuelanos, vindos fugindo do país natal.

Em setembro de 2016, as Américas foram consideradas livres da infecção , após ausência da circulação do vírus pelo período de 12 meses.

Aumento de casos de sarampo preocupa autoridades

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para investigação – principalmente aqueles que estiveram recentemente em locais com circulação do vírus.

“A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação. Para ser considerada vacinada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta de vacinação conforme esquema vacinal. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente a vacina tríplice viral para a população de 12 meses a 49 anos de idade e para profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar”, informou a pasta.

São considerados vacinados:

  • Pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina com componente sarampo/caxumba/rubéola;
  • Pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose de tríplice viral;
  • Profissionais de saúde, independentemente da idade que, comprovem duas doses de tríplice viral.

Casos de sarampo devem ser informados imediatamente às secretarias municipais ou por meio do Disque Vigilância 150.

*Com informações da Agência Brasil