Nova epidemia do vírus Ebola atinge a República Democrática do Congo
shutterstock/Reprodução
Nova epidemia do vírus Ebola atinge a República Democrática do Congo

Após vencer uma epidemia de ebola no primeiro semestre de 2018, a República Democrática do Congo enfrente um novo surto do vírus desde agosto do ano passado. De acordo com o ministério da Saúde do país, 608 pessoas tiveram casos suspeitos da doença, com 368 mortes.

Leia também: Epidemia de Ebola chega ao fim na República Democrática do Congo

Ainda de acordo com as autoridades, 207 pessoas conseguiram sobreviver ao vírus da ebola desde agosto. Mais 29 casos estão sendo estudados e podem entrar na lista de prováveis infecções pela doença.

Na média, a ebola mata cerca de metade dos infectados. No surto atual da doença na República Democrática do Congo.  60% das pessoas não resistiram ao vírus

A epidemia de ebola que atinge o Congo neste momento é a segunda maior e a segunda mais mortal já registrada na história, ficando atrás apenas de um surto que atingiu o oeste do continente africano em 2014, matando cerca de  11,000 pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ebola atacou o Congo no primeiro semestre de 2018

Epidemia de ebola que atinge o Congo é a segunda mais mortal já registrada
shutterstock
Epidemia de ebola que atinge o Congo é a segunda mais mortal já registrada

Detectada no noroeste do Congo em abril, a epidemia anterior foi tratada em uma ação conjunta da OMS e das autoridades locais. A mobilização resultou na  implantação de uma vacina experimental  contra a doença, que foi ministrada para mais de 3,3 mil pessoas nas áreas de risco.

A ação ajudou a conter o Ebola no Congo, mesmo quando ele atingiu a área de Mbandaka, região de alto risco de contaminação, onde 1,5 milhão de pessoas vivem com a ligações de corrente de ar e de rios com a capital Kinshasa.

De 1º de abril a 3 julho, 54 casos de Ébola no Congo foram confirmados, incluindo 33 mortes. O total inclui 39 casos confirmados laboratorialmente e 15 casos prováveis (pacientes considerados suspeitos para a doença, mas que morreram antes que a coleta de sangue fosse feita). Cinco casos envolveram profissionais de saúde, dos quais quatro foram confirmados e dois morreram.

Leia também: Ebola voltou: entenda como a doença se espalha e por que o vírus é tão temido

Comumente conhecida como febre hemorrágica do Ebola, essa é uma enfermidade severa e geralmente mortal - com taxa de óbito de até 90%. A doença é causada pelo vírus, que faz parte da família filovírus.

A condição só ficou conhecida em 1976, quando dois surtos simultâneos aconteceram, sendo um em Yambuku, vilarejo próximo ao Rio Ebola, na República Democrática do Congo, e outro numa área remota do Sudão.

Ainda não se sabe exatamente qual a origem do vírus da ebola . No entanto, há evidências atuais que sugerem que morcegos comedores de frutas podem ter sido os hospedeiros originais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!