Tamanho do texto

Uma das questões mais enigmáticas (e silenciosas) da saúde foi respondida por um gastroenterologista americano. Saiba se você está fazendo certo

Women's Health

Você sabe como  limpar o bumbum ? Ok, parece uma pergunta idiota, já que você provavelmente está limpando o seu por mais tempo do que você foi capaz de escrever seu próprio nome. Mas se todo mundo faz da forma certa, então por que algumas pessoas já se depararam com calcinhas sujas?

papel higiênico arrow-options
shutterstock
Especialista explica qual é o melhor jeito para limpar o bumbum

Leia também: Sofre com constipação? Veja 10 atitudes simples que te ajudam a ir ao banheiro

Se você teve um incidente embaraçoso com essas marcas, é hora de reavaliar sua técnica para a limpeza “debaixo”.

Afinal, existe uma forma certa de limpar o bumbum?

Joel Krachman, chefe de gastroenterologia do AtlantiCare Regional Medical Center, de Nova Jersey (EUA), diz que não há  regras rígidas e rápidas  quando se trata de limpar o bumbum – exceto que não se deve fazer isso com rapidez.

Para cima ou para baixo, papel dobrado ou amontoado… Todos os métodos são válidos. No entanto, ele diz, “algumas pessoas limpam tão vigorosamente que irritam a área anal”. Isso, por sua vez, pode causar condições dolorosas como hemorróidas ou abscessos anais. Quando isso acontece, ele recomenda o uso de lenços umedecidos.

Na verdade, um número crescente de pessoas desistiu do papel higiênico para adotar os  lenços umedecidos . Contudo, se você optar por este tipo de limpeza, certifique-se de dar uma boa olhada nos ingredientes.

Isso porque muitas marcas populares contêm o conservante metilisotiazolinona (MI). “Trata-se de um ingrediente que pode causar reação alérgica em muitas pessoas”, diz o farmacologista Joe Graedon, co-fundador do site de defesa do consumidor The People’s Pharmacy (EUA).

Mas limpar o bumbum com toalhas úmidas é muito mais eficaz do que com papel?

Ryan Meegan, um dos co-criadores da marca de lenços Dude Wipes (EUA), usa essa analogia para explicar: “Se você se sujasse de chocolate no braço ou na mão, não usaria apenas um papel seco, certo?” ele diz. “Você usaria um papel úmido ou lenço umidecido para ter certeza de que absorve toda a substância.” Então, a resposta é sim!

Leia também: Marca vende adesivo que promete acabar com o mau cheiro do pum