Dirigir por longos períodos de tempo, seja na estrada ou no trânsito da hora do  rush pode trazer diversos riscos à saúde. Um estudo da Universidade Estadual do Centro-Oeste em conjunto ao InCor, por exemplo, indicou que caminhoneiros têm maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares . Mas o coração não é a única vítima das longas horas atrás do volante.

Dirigir com saúde requer uma atividades físicas com frequência e a adoção de uma postura correta atrás do volante
shutterstock
Dirigir com saúde requer uma atividades físicas com frequência e a adoção de uma postura correta atrás do volante

No setor ortopédico, o descuido ao dirigir também tem consequências desastrosas. "A persistente adoção de postura inadequada pode levar à ocorrência de dores musculares e na coluna", lembra Marcio Schiefer, professor adjunto de Ortopedia da Faculdade de Medicina da UFRJ, médico ortopedista do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo. 

Segundo o professor, dentre esses problemas de saúde estão o encurtamento dos músculos da coxa devido a longos períodos com os joelhos dobrados, fraqueza e desequilíbrio muscular e lesões como hérnias, fissuras e desgaste nos discos da coluna vertebral.

Dores agudas, aquelas que surgem pontualmente, também podem acometer aqueles que não se cuidarem atrás do volante - em especial na região das costas, desde a coluna cervical até a lombar.

E todos eles, se não forem corrigidos, podem vir a piorar a sua saúde. "A progressão dos problemas preexistentes tende a ocorrer naqueles que adotarem má postura durante a jornada de trabalho e, especialmente, nos que abandonarem atividades físicas", afirma Marcio.

Leia também: Quando ir ao médico? Descubra a frequência de acordo com a sua idade

Como evitar e remediar possíveis danos na coluna ao dirigir

Adotar uma postura adequada é o primeiro passo para reduzir os danos à coluna causados por longas horas dirigindo
shutterstock
Adotar uma postura adequada é o primeiro passo para reduzir os danos à coluna causados por longas horas dirigindo

A má notícia para os motoristas é que, no caso dos danos sofridos na coluna, as lesões são irreversíveis. Por outro lado, a adoção de uma postura correta atrás do volante, aliada ao tratamento dos problemas adquiridos, pode ajudar a combater a progressão deles.

Você viu?

"Portanto, motoristas mais velhos, que já tenham problemas irreversíveis nos discos vertebrais ou em outras estruturas da coluna devem buscar tratamento adequado, incluindo treinamento postural", aconselha Marcio.

Já para o caso de problemas de saúde como dores agudas, a recomendação é procurar um médico assim que possível e tentar ficar de repouso, afastando-se temporariamente da atividade causadora das dores.

Exercícios físicos: aliados para evitar problemas musculares ao dirigir

Exercícios físicos frequentes e alongamentos são seus principais aliados para evitar problemas musculares ao dirigir
shutterstock
Exercícios físicos frequentes e alongamentos são seus principais aliados para evitar problemas musculares ao dirigir

Quanto aos problemas musculares, o quadro é menos grave e mais simples de resolver. Basta se manter ativo fisicamente e investir nos alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular.

"Isto inclui a manutenção do peso corporal, evitando a obesidade e a prática diária de exercícios físicos", lembra o especialista. E a desculpa da falta de tempo não é o suficiente para livrá-lo dos cuidados com a saúde.

Segundo Marcio, o ideal é que aqueles que não têm como encaixar as atividades físicas na rotina façam pausas ao longo do dia e realizem pequenos exercícios de alongamento para evitar danos à saúde.

"Eles devem ser direcionados para o alongamento da musculatura lombar e dos músculos posteriores da coxa", conclui. Só não exagere nos treinos , para evitar o efeito contrário ao esperado.

Colocando essas dicas em prática, você poderá ficar mais tranquilo ao dirigir , sabendo que está não só evitando problemas atrás do volante, mas também no seu cotidiano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!