Tamanho do texto

É hora de apostar em receitas e alimentos que ajudam a prevenir e curar a gripe e também fazer algumas mudanças em casa para evitar espirros e mais

Prepare-se para um final de semana gelado. Segundo informações do Climatempo, as temperaturas vão despencar no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil a partir desta sexta-feira (2). Em São Paulo, por exemplo, a mínima deve ser de 8ºC no domingo (4). E aí, como fica a imunidade com essa gangorra de temperaturas? 

mulher bebendo chá arrow-options
shutterstock
Bebidas quentes, sopas e mais ideias para cuidar da saúde no frio

Leia também: Por que sentimos mais fome no inverno?

Pois é, o corpo sofre com os altos e baixos e também com o tempo seco comum do inverno. Não faltam espirros causados por crises de rinite, gripes e resfriados. Para tentar amenizar esse quadro, uma saída é investir em alimentos que aumentem a imunidade , fazer receitinhas quentinhas e até prestar atenção em alguns itens da sua casa. 

Dicas para aumentar a imunidade

Para te ajudar, separamos o que já foi assunto por aqui sobre esse tema. Veja as dicas, separe os casacos e se prepare para o que deve ser, segundo os meterologistas, a última grande frente fria desse inverno. 

Prato turbinado

prato com couve arrow-options
Creative Commons
Couve e alimentos verdes escuro são fontes de vitamina C

Quando se fala em melhorar a imunidade, uma boa ideia é incluir na dieta alimentos prebióticos e probióticos . Eles fazem com que o intestino trabalhe melhor e, consequentemente, há um ganho na saúde imunológica. 

Além disso, frutas, verduras e outros itens ricos em vitaminas, como a vitamina C, e minerais essenciais são bem-vindos. E a lista vai muito além do clássico suco de laranja:

Receitas que curam

prato de sopa arrow-options
Shutterstock
Sopa feita com os ingredientes certos pode prevenir e até curar uma gripe

Ok, mas como juntar esses itens e fazer algo gostoso para esses dias de frio? Aposte nos caldos e sopas. Com os ingredientes certos, eles ajudam a prevenir e até a curar gripes e resfriados. Além de serem ótimos para aquecerem o corpo e a alma nos dias de temperatura negativa - ou quase isso. 

Decoração a seu favor

sala ensolarada arrow-options
shutterstock
Uma casa ensolarada e arejada é essencial para quem tem alergias

Quem sofre com alergias ou tem crises de rinite sabe que, mesmo com o frio, é preciso manter a casa aberta e arejada, além de evitar o acúmulo de poeira. Mas algumas plantas e dicas de iluminação também podem te ajudar - e isso vale para qualquer época do ano, não apenas no inverno. 

Algo a mais

mulher se alongando no frio arrow-options
shutterstock
Praticar atividade física, entre outras vantagens, ajuda na imunidade

E se mesmo com os alimentos certos e as outras dicas sua imunidade ainda estiver precisando de um gás a mais, vale também investir em  atividade física - sim, mesmo no frio - e em boas horas de sono. Estudos já apontaram que a falta de sono de qualidade afeta a imunidade



    Leia tudo sobre: dieta