Por mais que seja considerado por muitas pessoas um vilão para quem quer emagrecer, o amendoim é um alimento fonte de fibras e um verdadeiro aliado do corpo saudável, já que oferece uma série de benefícios ao organismo.
Leia também: Diagnóstico tardio prejudica tratamento contra mieloma múltiplo; veja sintomas
De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, de São Paulo, essa leguminosa é rica em gorduras boas como o ômega-3, ajuda a diminuir a inflamação no corpo, protege o coração contra doenças cardíacas e ainda auxilia no funcionamento regular do intestino.
Leia também: Saiba quais são os alimentos poderosos no combate ao câncer
Você viu?
Além disso, é composta por vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B. Para entender melhor por que deveria adicionar o amendoim
à sua rotina alimentar, veja abaixo outros benefícios listados pela profissional:
1. Contribui para a perda de peso
Por conter uma combinação de três macronutrientes – gordura, proteína e carboidrato –contribui para uma refeição completa. “Ele ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz a fome demorar mais para aparecer”, pontua Cyntia.
2. Reduz o risco de diabetes
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association , ingerir o alimento pelo menos 5 vezes por semana – em uma quantidade de 2 colheres de sopa de manteiga ou creme de amendoim – pode auxiliar na redução do risco de desenvolver diabetes em quase 30%.
3. Ajuda a prevenir câncer
Devido à presença de algumas substâncias como fitoesteróides, resveratrol, ácido fítico e ácido fólico, a leguminosa pode ajudar na prevenção do câncer de cólon, que é o terceiro câncer mais comum do mundo e um dos mais letais.
Leia também: Sofre com insônia? Veja 9 opções de alimentos que ajudam a acabar com o problema
4. Protege o sistema nervoso
O amendoim é uma excelente fonte alimentar para garantir o suprimento adequado de vitamina B3, também conhecida como niacina. “O consumo regular dessa substância pode ajudar na proteção contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade”, explica Cyntia.