As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. O  infarto é um dos responsáveis por colocar as cardiopatias no topo do ranking dos óbitos por ser uma situação na qual é necessária ação rápida de pessoas que estão próximas.  Saber o que fazer em uma ocasião como esta pode salvar vidas.

Saber reconhecer quando uma pessoa está tendo um infarto é fundamental para conseguir buscar ajuda rapidamente
shutterstock
Saber reconhecer quando uma pessoa está tendo um infarto é fundamental para conseguir buscar ajuda rapidamente

A primeira atitude após reconhecer os sintomas de um infarto é acomodar a pessoa em um local confortável e ligar para o Samu (192) ou levá-la para uma emergência logo.  "Quanto mais cedo o atendimento médico é realizado, maior é a chance de salvar a vida daquela pessoa", alerta Claudio Tinoco, diretor científico da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj).

Segundo Tinoco, metade dos pacientes morre antes de chegar ao hospital. Por conta disso, alguns cuidados são importantes no momento da ajuda. Primeiro, deve-se evitar dar qualquer tipo de bebida ou comida para a pessoa e oferecer remédios “para o coração ” que não tenham sido prescritos por um médico para aquele paciente.

Leia também: Pareciam gases, mas era infarto: sinais são mais inespecíficos em mulheres

"Se alguém tiver um comprimido de aspirina, recomendamos dar à pessoa, que deve mastigá-lo antes de engolir para acelerar o efeito. Este remédio facilita o fluxo sanguíneo e pode ajudar na desobstrução da artéria", orienta Antonio Carlos Till, diretor-médico do Vita Check Up. Ele só não deve ser dado a quem tenha alergia ao medicamento ou apresente hemorragias facilmente.

Quais os sintomas do infarto?

Diversos sintomas ajudam a reconhecer um infarto e, por conta disso, é importante saber identificar cada um deles
shutterstock
Diversos sintomas ajudam a reconhecer um infarto e, por conta disso, é importante saber identificar cada um deles

O infarto é caracterizado pela interrupção do fluxo sanguíneo em uma das artérias que irriga o coração. Placas de gordura que se prendem nas paredes dos vasos sanguíneos formam um coágulo que impede a passagem do sangue. Com isso, o coração deixa de receber oxigênio e para de funcionar adequadamente, o que pode levar o paciente à morte. Conheça os sintomas :

Você viu?

  • Dor no peito

A pessoa pode sentir dores ou uma sensação de aperto na região do peito: pode ser perto do coração, ombros, braços, pescoço e até mandíbula. A dor surge do nada e não passa com o tempo.

  • Alterações na respiração

O aperto no peito pode interferir nos pulmões, dando a sensação de dificuldade de respirar e de presença de secreções.

  • Náusea, azia ou dor na barriga

Estes sintomas, algumas vezes, são os únicos que surgem durante um infarto e, por serem mais comuns, muitas vezes, são confundidos com desconfortos intestinais e não recebem a atenção necessária.

  • Sudorese

Com a obstrução da coronária, o paciente pode começar a suar frio. A reação ocorre por causa da dor no peito.

Leia também: Por que os riscos de sofrer um infarto aumentam em 30% no inverno?

  • Fraqueza

Há o risco de a pessoa que está sofrendo um  infarto apresentar fraqueza e desfalecer. Lembre-se que é importante levar o paciente o quanto antes para um serviço de emergência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!