É difícil encontrar alguém que nunca sofreu com dores de cabeça. Problema comum e de diferentes causas, a doença atinge cerca de 70% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC). Algumas práticas simples, porém, podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta a dor. 

Dicas simples podem aliviar a dor de cabeça
shutterstock
Dicas simples podem aliviar a dor de cabeça









Leia também: Um exercício para cada tipo de dor de cabeça

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #1: fuja de lugares cheios!

De acordo com o médico neurocirurgião José Oswaldo de Oliveira, diretor científico da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, uma curiosidade que poucos sabem sobre a dor de cabeça é o fato de que o gás carbônico - comum em lugares onde há muitas pessoas respirando - pode causar ou agravar a dor . Assim, caso você precise aliviar o sintoma, prefira lugares vazios ou abertos.  

Dicas simples para aliviar dor de cabeça  #2: prefira o calor

O frio também pode ser o vilão das dores de cabeça. Para Oswaldo de Oliveira, manter-se aquecido pode ser fundamental para o bem-estar nesses casos. A dica também vale para os banhos: prefira os quentes, sempre evitando a possibilidade de choque térmico. “Mais importante que o banho quente é o ambiente antes e depois de entrar no chuveiro. O paciente deve evitar sentir frio após o banho com cuidados com o ambiente e evitando molhar o cabelo, por exemplo”, diz. 

Dicas simples para aliviar dor de cabeça  #3: evite alimentos salgados demais 

Por interferir na pressão arterial, a comida muito salgada pode ser um agravante para as dores de cabeça. Prefira alimentos de sabor mais suave, principalmente durante as crises de cefaleia . “Vale lembrar que bebidas com muito sódio, como os refrigerantes, também significam muito sal”, alerta o médico.

Dicas simples para aliviar dor de cabeça  #4: pressione o ponto entre o dedão e o indicador

Poucos sabem, mas existe um ponto de acupuntura que pode ajudar a aliviar vários tipos de dor, entre eles, a de cabeça. Ele se chama IG4 e está localizado entre o indicador e o polegar. De acordo com a naturóloga Mariane Vitte, do W Spa, o ideal é pressionar o ponto com movimentos circulares por alguns minutos. 

Dicas simples para aliviar dor de cabeça  #5: lavanda no travesseiro para relaxar 

Quando a dor de cabeça vem no final do dia, causada pela correria e pelo estresse, o segredo é relaxar. Para isso, a naturóloga indica o óleo essencial de lavanda. “Pingar quatro gotinhas no travesseiro antes de dormir pode ajudar no relaxamento, trazendo um sono mais profundo e reparador”, diz.

Dicas simples para aliviar dor de cabeça  #6: chás sempre ajudam 

Se existe uma dica que nunca pode faltar quando o assunto são receitas naturais: chá. Com eficácia comprovada ao longo dos séculos, as ervas trazem ativos contra vários sintomas, entre eles a cefaleia. Nesse caso, a dica é investir na camomila, que apresenta propriedades relaxantes e analgésicas , ou no hortelã, que ainda é antiinflamatório

Você viu?

Leia também: 6 opções de chás que vão te ajudar a dormir melhor

Dicas simples para aliviar dor de cabeça  #7: exercícios respiratórios

Para tranquilizar a mente e relaxar o corpo, respirar pode ser a solução. Para isso, a naturóloga orienta o exercício: “Deitado na cama, antes de dormir, coloque as mãos sobre a barriga, inspire lentamente empurrando a mão para cima e expire contraindo o abdome”. Esse exercício torna a respiração mais profunda, reduz a ansiedade e melhora a oxigenação do nosso cérebro. 

Dicas simples para aliviar dor de cabeça #8: anote!

Caso a dor de cabeça seja recorrente - o que caracteriza um problema crônico - uma orientação importante é anotar a forma como ela aparece para, mais tarde, tentar identificar a causa. Como afirma Marcus Ferreira, autor do livro “O que é acupuntura?”, a observação dos gatilhos é a única forma de que chegar a um tratamento definitivo da dor de cabeça.

“Tem gente que tem dor causada por queijo, tem gente que sente dor após comer chocolate. A forma mais simples de você interromper um processo de dor dessa natureza é tomar distância do gatilho”, diz. 

Quando devemos procurar um médico? 

É preciso estar atento ao momento em que os sintomas fogem à normalidade
Thinkstock/Getty Images
É preciso estar atento ao momento em que os sintomas fogem à normalidade

Apesar de muito comum, é importante estar atento para quando a dor de cabeça sai da normalidade. Por ser um sintoma de diferentes causas, o incômodo pode ser o sinal de uma doença mais séria . Para saber o momento de ir ao médico, é fundamental observar: 

  • Recorrência

Se o paciente apresenta 15 ou mais episódios por mês, é um sinal de que o problema pode ser crônico. Nesse caso, é fundamental buscar um profissional que possa auxiliar no melhor tratamento

  • Anormalidade:

Oswaldo de Oliveira alerta que, caso a dor de cabeça apareça de alguma maneira pouco familiar, o sintoma merece atenção. “A diferença pode estar no local, na intensidade ou no gatilho que causou a dor de cabeça. Se ela soa estranha ao paciente, é importante descobrir a causa”, diz.

  • Causa

Quando a dor forte surge de maneira súbita ou após uma pancada na cabeça, é importante ir ao médico com urgência, antes mesmo de tentar aliviar a dor de cabeça . Nesse caso, o sintoma pode ser sinal de rompimento de vasos ou hemorragia. 

  • Sintomas relacionados

Quando a dor vem acompanhada de outros sintomas como vertigem, febre, formigamento ou dificuldade de movimentar os membros e visão escurecida, pode ser o indicativo de doenças graves. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!