As infecções fúngicas podem ser menos comuns que as infecções bacterianas ou virais, mas nem por isso devem ser consideradas inofensivas. Pelo contrário, enfermidades do tipo, como a "doença do pombo"  podem ser fatais em até 96% dos casos.

As infecções fúngicas costumam estar associadas a problemas imunológicos, que diminuem a resistência do organismo
shutterstock
As infecções fúngicas costumam estar associadas a problemas imunológicos, que diminuem a resistência do organismo

Segundo Arnaldo Lopes Colombo, médico infectologista e professor titular da Universidade Federal de São Paulo, o problema é mais sério em pacientes com algum comprometimento do sistema imunológico.

Diversas doenças, procedimentos e tratamentos podem gerar um quadro que favoreça o desenvolvimento de infecções fúngicas sérias. Alguns exemplos de grupos que se encaixam nesse quadro são:

  1. Indivíduos com HIV
  2. Pacientes que passaram por um transplante de órgão ou de medula óssea
  3. Pessoas que fizeram uma cirurgia abdominal complexa
  4. Pacientes submetidos a quimioterapia
  5. Indivíduos em tratamento com corticoides e/ou antibióticos de amplo espectro

Leia também: Calcinhas e cuecas mal higienizadas podem abrigar até 10 mil bactérias e fungos

E, embora esses grupos exijam cuidado redobrado contra doenças causadas por fungos , Arnaldo lembra que "a alta mortalidade quando o tratamento não é adequado e o potencial de trazer danos irreparáveis aos pacientes tornam o alerta para a existência dessas infecções necessário".

Você viu?

Como exemplos especialmente perigosos de doenças fúngicas , o infectologista cita a aspergilose, uma das doenças do tipo mais comuns em ambiente hospitalar, e a mucormicose, patologia que figura em 0,6 casos a cada 100 mil pacientes.

"Ambas as doenças são consideradas condições debilitantes. O protocolo de tratamento existente hoje compreende medicamentos fúngicos e até mesmo a remoção cirúrgica dos tecidos comprometidos", observa Arnaldo.

O que fazer contra as infecções fúngicas

O diagnóstico precoce e preciso é essencial para combater as infecções fúngicas e evitar sequelas graves
shutterstock
O diagnóstico precoce e preciso é essencial para combater as infecções fúngicas e evitar sequelas graves

Dito isso, a melhor forma de evitar as sequelas das doenças causadas por fungos é um diagnóstico rápido e um tratamento eficaz. "O quanto antes os médicos cogitarem a possibilidade de uma infecção fúngica, melhor", afirma o infectologista.

No caso das doenças fúngicas citadas por ele, por exemplo, o diagnóstico e tratamento precoces podem evitar que o fungo alcance, por meio da corrente sanguínea, órgãos como o cérebro, o coração, o fígado ou os rins.

Leia também: Veja quais os sintomas e os possíveis tratamentos para micoses e herpes

Portanto, se um tratamento com antibióticos ou outros medicamentos não funcionar contra seu problema, procure o médico novamente para tentar obter um diagnóstico definitivo e evitar os problemas trazidos pelas infecções fúngicas .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!