Aos 25 anos, a britânica Jade Youngman está há pelo menos duas décadas sem comer nenhuma fruta ou verdura. A justificativa está numa espécie de " fobia de alimentos " que faz com que ela sinta uma extrema aversão a alguns tipos de comida, entre eles os mais saudáveis.

Fobia de alimentos faz com que mulher rejeito completamente os vegetais
shutterstock
Fobia de alimentos faz com que mulher rejeito completamente os vegetais

Leia mais: Entenda como a má alimentação pode interferir no seu sono

Ao portal DailyMail, Jade conta que, hoje, sua dieta consiste basicamente em pizza, nuggets de frango, macarrão e batata frita. Ela ainda se diz preocupada com os prejuízos que o transtorno pode trazer para a sua saúde e cita o exemplo do adolescente que chegou a perder a visão após comer apenas batata frita por anos. 

No caso do adolescente , a perda da visão foi causada pela deficiência de nutrientes essenciais ao corpo, como vitamina B12, vitamina D, cobre e selênio. 

Jade sofre de uma doença chamada Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (ARFID, da sigla em inglês). Caracterizada pela rejeição intensa a determinados alimentos devido a sua cor, textura ou odor.

Você viu?

“Se alguém coloca um prato de salada ou frutas diante de mim, o que eu sinto é equivalente a alguém que encontra cocô de cachorro na mesa”, explica ela. “Eu já tentei forçar, mas sempre acabo vomitando”, recorda.

Leia mais: Ansiedade engloba distúrbios como fobia e síndrome do pânico

Os médicos responsáveis pelo acompanhamento psicológico de Jade ainda não conseguiram apontar um motivo que possa ter engatilhado o trauma na britânica e, de acordo com ela, sua mãe também não se lembra de nada que possa ter vivido na infância. 

A mulher destaca a dificuldade de aceitação sobre a fobia de alimentos , um problema raramente visto como doença. “Como eu não sou obesa e nem magra demais, as pessoas se recusam a entender que eu tenho um transtorno alimentar”, diz. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!