Tamanho do texto

Reunimos dicas caseiras de como desentupir o nariz que vire e mexe aparecem na internet. Veja o que vale a pena e o que deve ser ignorado

Basta esfriar o tempo que os espirros aparecem, vem aquela coriza que não para e tem a coceira chata no nariz. Que mora nas cidades que vivem um sobe e desce de temperatura sofrem ainda mais. Então, ao tentar saber como desentupir o nariz, muita gente apela para dicas que circulam na internet.

Leia também: Aprenda a descongestionar o nariz de forma caseira

Homem com o nariz entupido enrolado em um cobertor fazendo sinal de positivo arrow-options
shutterstock
Algumas dicas caseiras de como desentupir o nariz realmente irão ajudá-lo, enquanto outras podem piorar as coisas

Fizemos uma busca e encontramos dicas de como desentupir o nariz que vão de inalações até esquentar a ponta do nariz. Diante disso, veio a dúvida. Será que tudo isso funciona? E mais, será que alguma dessas soluções caseiras para nariz entupido faz mal?

O otorrinolaringologista Gustavo Gosling, especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, analisou, a pedido do iG Saúde , 8 desses métodos caseiros para acabar com a congestão nasal. Veja o que vale a pena e o que deve ser esquecido:

1. Lavar o nariz com água morna e sal

Mulher fazendo lavagem nasal arrow-options
shutterstock
Como desentupir o nariz: a lavagem com água morna e sal funciona, mas prepare a mistura com cuidado

De maneira semelhante à lavagem com soro fisiológico, a lavagem com água morna e sal torna as secreções mais fluidas. Isso facilita a drenagem e a ventilação dos seios da face e, de quebra, hidrata a mucosa e melhora os sistemas de defesa do nariz.

Mas não se anime na hora de preparar a mistura. "Devemos ter cuidado com a quantidade de sal utilizada nas lavagens. O sal em excesso pode irritar e ressecar a mucosa nasal, causando mais desconforto", lembra Gustavo.

2. Inalar vapor de eucalipto

Tigela com chá de eucalipto para inalação do vapor arrow-options
shutterstock
Como desentupir o nariz: inalar eucalipto pode ser um método alternativo eficiente, mas fique atento às reações

A inalação com vapor de eucalipto, segundo o otorrinolaringologista, é outro método eficaz para combater o nariz entupido, graças às propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e expectorantes da planta.

Por outro lado, como em métodos alternativos, é possível que o corpo reaja de forma indesejada. "É preciso ficar de olho no aparecimento de reações como alergias e piora ou persistência do quadro", adverte.

3. Inalar Vick VapoRub ou outros bálsamos

Potes de bálsamo sobre uma mesa arrow-options
shutterstock
Como desentupir o nariz: os bálsamos ajudam a desentupir o nariz de forma semelhante ao vapor de eucalipto

Os bálsamos, como o Vick VapoRub, são eficientes para combater o entupimento nasal porque possuem ingredientes como mentol, cânfora e óleo de eucalipto em suas fórmulas, funcionando de forma semelhante ao método anterior.

Ainda assim, Gustavo lembra que é preciso ter cuidado na hora de usá-los, prestando atenção a reações alérgicas e na evolução do quadro. "Em caso de persistência dos sintomas um médico especialista deverá ser consultado", recomenda.

4. Inalar vapor do chá de guaco

Xícara de chá de guaco sendo preenchida arrow-options
Reprodução/Twitter/temquecontar
Como desentupir o nariz: o chá de guaco ajuda a tratar o nariz entupido, a tosse, a gripe e o resfriado

Assim como o vapor de eucalipto, o vapor de chá de guaco é uma boa dica de como desentupir o nariz usando um método natural. "O guaco tem efeito bronco dilatador e expectorante e contribui no combate do nariz entupido, tosse, gripes e resfriados", explica Gustavo.

Só não pode usar este método caseiro quem tiver alergia à planta, já que fazer isso pode desencadear uma reação alérgica e piorar o quadro de entupimento nasal.

Leia também: 5 cuidados básicos para sobreviver às mudanças de tempo sem ficar doente

5. Inalar vapor de chá de gengibre com limão

Xícara de chá de gengibre com limão e menta cercada por gengibre, limão e folhas de menta arrow-options
shutterstock
Como desentupir o nariz: o chá de gengibre com limão tem propriedades anti-inflamatórias que combatem o entupimento

Para encerrar a seção de inalações da lista, o uso do chá de gengibre com limão para este fim também é eficaz devido às propriedades anti-inflamatórias do gengibre, segundo o otorrinolaringologista.

6. Massagem no ponto entre as sobrancelhas e na lateral do nariz

Mulher massageando o espaço entre as sobrancelhas arrow-options
shutterstock
Como desentupir o nariz: massagens ajudam a ativar a circulação, mas não necessariamente a desentupir o nariz

O único método que não envolve o uso de ingredientes ou medicamentos da lista também é o de efetividade mais duvidosa, já que não há evidências o suficiente para comprovar que ela realmente funciona.

Um mérito deste método, por outro lado, é a melhora da circulação sanguínea na região. "A massagem na região em torno dos olhos pode aliviar a dor ou o desconforto ativando a inervação da região", pondera o especialista.

7. Aquecer a ponta do nariz com uma toalha ou lenço morno

Mulher com lenço em frente ao nariz arrow-options
shutterstock
Como desentupir o nariz: usar lenços ou toalhas mornas para aquecer o nariz, segundo Gustavo, não funcionará

Apesar de ser um método caseiro e de baixo custo, aquecer a ponta do nariz com um lenço morno talvez não seja uma saída para os seus problemas. "Não acredito que essa técnica tenha qualquer eficácia para melhorar o nariz entupido", avalia Gustavo.

Leia também: Aprenda a lidar com a baixa umidade do ar no tempo seco

8. Respirar aroma de pimenta-do-reino preta para induzir espirros

Homem espirrando com lenço próximo ao rosto arrow-options
shutterstock
Como desentupir o nariz: usar pimenta-do-reino preta para estimular espirros não é uma boa técnica

Pode parecer uma boa ideia, mas não é. Segundo Gustavo, invés de descongestionar o nariz, esta técnica irá irritar a mucosa e levar à vasodilatação. Consequentemente, haverá um aumento da produção de muco e secreções e uma piora do entupimento - exatamente o oposto do que um método de como desentupir o nariz deveria funcionar.