Apesar de 99% dos casos no Brasil ocorrer em mulheres, o câncer de mama não é exclusividade delas. Nos homens, a pouca informação e prevenção da doença fazem com que ela seja ainda mais perigosa. A noite da última terça-feira (1), trouxe o assunto à tona após a revelação de que o empresário Mathew Knowles, pai das cantoras Beyoncé e Solange, estaria em tratamento contra a doença. 

Leia mais: Pai de Beyoncé releva que está com câncer de mama

Apesar de raro, câncer de mama pode atingir os homens
shutterstock
Apesar de raro, câncer de mama pode atingir os homens

“Apesar de as mulheres possuírem mais tecido e condições hormonais que podem favorecer o câncer de mama, as glândulas mamárias masculinas são muito parecidas com as femininas. Como a doença é mais rara entre eles, porém, é comum que procurem um médico apenas quando o tumor já está avançado”, explica a médica oncologista Lara Fonseca. 

Um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer de mama em homens são as mutações genéticas hereditárias. Por isso, a profissional de saúde destaca que “em casos que fogem do ‘padrão’ conhecido da doença, como no caso se surgir em homens ou pessoas muito jovens, é fundamental que o paciente faça testes genéticos para descobrir e mapear eventuais mutações que podem estar presentes em outros membros da família” explica. 

Mutações genéticas adquiridas também são fatores frequentes para a manifestação da doença. Nesse caso, o perigo pode estar na presença de substâncias cancerígenas no ambiente ou na dieta. Sobre esse último grupo, a Organização Mundial de Saúde destaca os alimentos embutidos - salsicha, bacon e salame, por exemplo - como alguns dos vilões.

Você viu?

Leia mais: Exposição realça a autoestima de mulheres com câncer de mama

De uma maneira geral, o tratamento para o câncer de mama masculino segue as mesmas orientações do combate à doença em mulheres, com os tratamentos de mastectomia - retirada total ou parcial da mama -, quimioterapia , radioterapia e hormonioterapia, variando de acordo com o caso. 

Quais são o sinais do câncer de mama nos homens? 

Assim como no caso de manifestação da doença em mulheres, alterações no aspecto da mama podem significar um alerta. É importante estar atento para: 

✓ Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor;
✓ Região ondulada ou enrugada na pele;
✓ Retração do mamilo;
✓ Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo;
✓ Inchaço nos linfonodos axilares: localizados perto das axilas;

É importante ter em mente, porém, que o câncer não é a única doença que pode apresentar esses sintomas. Para confirmar o diagnóstico, são necessários os exames clínicos especializados: mamografia , ultrassonografia e biópsia. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!