Uma barata no ouvido causou muitos problemas para uma paciente que mora no Vietnã, cuja identidade não foi revelada. Após sentir dores insuportáveis, ela foi atrás de ajuda médica e teve de aguentar um procedimento de dois minutos para conseguir retirar o inseto, ainda vivo, de dentro de sua orelha.
Segundo o tabloide britânico Daily Mail , a mulher já suspeitava que tinha um bicho dentro da orelha quando acordou à noite com dor de ouvido, mas não suspeitava que fosse encontrar uma barata lá.
O médico que a atendeu no Hospital Can Tho, Dr. Trinh, capturou todo o procedimento de retirada da barata no ouvido em vídeo. Segundo ele, o inseto havia entrado no canal auditivo da mulher para abrigar-se do clima úmido. Os danos causados à orelha interna da paciente podem levar vários dias para cicatrizarem.
Confira abaixo um trecho do vídeo da retirada do inseto:
Você viu?
Leia também: Barata é retirada de ouvido de americana após ficar dez dias presa no local
Por que foi encontrada uma barata no ouvido da paciente?
Em entrevista ao Daily Mail , o presidente da Sociedade Britânica de Otologia, Philip Robinson, constatou que casos de insetos na orelha interna como o da mulher são muito raros.
Segundo ele, acredite-se que os pelos e cera de ouvido sirvam como uma barreira contra insetos e dejetos. "O canal auditivo tem seu próprio sistema de limpeza [e] normalmente transportaria qualquer poeira ou dejeto para fora do ouvido em uma ou duas semanas", explicou.
Leia também: Excesso de cera de ouvido pode causar diminuição da audição
No entanto, alguns insetos vivos podem ficar presos dentro do canal e não encontrarem uma maneira de sair, como no caso da barata no ouvido da paciente, causando complicações como as dores de ouvido que ela relatou a seu médico.