Apesar do verão ser praticamente sinônimo de felicidade, agitação e bom-humor, essa época do ano também pede cuidados. Caso você sinta suas pernas pesadas, inchadas ou doloridas, é bom estar atento, pois podem ser varizes . De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, esses casos aumentam de 20 a 30% no verão.

Leia mais: Tratamento de varizes sem acompanhamento médico pode colocar paciente em risco

As varizes tornam-se mais comuns durante o verão, por conta da dilatação dos vasos sanguíneos, provocada por altas temperaturas
Reprodução/Facebook
As varizes tornam-se mais comuns durante o verão, por conta da dilatação dos vasos sanguíneos, provocada por altas temperaturas


Conforme a explicação do médico Robert Guimarães, especialista em cirurgias, "As varizes se acentuam nas épocas mais quentes do ano, pois as altas temperaturas provocam uma grande expansão nos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue entre nossas veias e causando problemas circulatórios , formigamento, desconforto, ardência, câimbras, coceiras e descoloração no lugar afetado".

Como prevenir

Manter hábitos saudáveis é uma das maiores formas de prevenir as varizes , segundo Guimarães. “Se hidratar, praticar exercícios e alongamentos diariamente, evitar saltos e sapatos apertados, não fumar, manter uma alimentação balanceada e sustentar seu peso são dicas fundamentais para precaver essa e outras doenças”, afirma ele.

Além disso, grande parte das pessoas não fazem "check-ups" para verificarem como está a saúde, o que é importante. “Sabemos que a maior parte da população deixa de fazer exames gerais por acharem que a saúde está perfeita ou por colocarem a culpa na falta de tempo", comenta Guimarães.

Leia mais: Saiba como acabar com as varizes

Como indicam dados da pesquisa Philips Index, realizada pelo Instituto Ipsos, no Brasil, 45% das pessoas nunca fizeram um check-up.

Você viu?

O levantamento mostrou ainda que o número de homens que não cuidam da saúde é maior do que o de mulheres. 45% dos homens nunca fizeram um check-up, sendo 25% no caso das mulheres.

Tratamentos

Para tratar as varizes, um dos métodos comuns é a realização de uma cirurgia, mas também é uma opção a via da escleroterapia , que é uma espécie de "queima dos vasinhos das varizes".

Guimarães diz que a doença infelizmente não tem cura, mas que drenagens  e massagens são bem recomendadas, pois ajudam a aumentar a circulação sanguínea .

O que pode gerar se não tratada?

Mais que um problema estético, as varizes podem causar outros problemas, como a trombose
Reprodução/Shutterstock
Mais que um problema estético, as varizes podem causar outros problemas, como a trombose


Muito além de um problema estético , as varizes são causadoras de vários outras enfermidades. Entre elas, destaca-se a flebite, que é uma inflamação que, se não for tratada, leva à trombose.

Leia mais: Além da estética: saiba o que é mito e o que verdade sobre varizes

A trombose pode ser definida como a formação de um trombo ou coágulo no interior de um vaso sanguíneo em partes inferiores do corpo. Ela pode afetar o sistema cardiovascular, podendo provocar, em se tratando de um caso mais grave, até mesmo AVC. Por isso é tão importante tratar as varizes .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!