SÃO PAULO - A Secretaria de Estado da Saúde registra neste domingo 136 casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). Além dos sintomas respiratórios, os suspeitos têm histórico de viagem ou contato com caso suspeito. Por enquanto, são apenas dois casos confirmados da doença, ambos infectados na Itália.

Leia mais: Brasil está mais preparado para coronavírus que H1N1, diz Fiocruz

teste
shutterstock
Já são 136 os casos suspeitos de coronavírus no Estado

Segundo o governo paulista, mesmo com a segunda confirmação, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.

Conforme divulgado neste sábado pelo Ministério da Saúde , todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no Estado do Pará e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O governo de São Paulo criou um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus . Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!