A enfermeira norte-americana Chelsey Ernest, que atua na linha de frente contra o coronavírus em Seattle, alerta sobre um sintoma que muitas vezes passa despercebido sobre a nova doença: de acordo com ela, todos os pacientes tratados até agora possuíam o mesmo sintoma de olhos avermelhados. 

Leia mais: Enfermeiro se oferece para atender idosos em casa na pandemia de coronavírus

olhos vermelhos
shutterstock/Reprodução
olhos com conjuntivite podem ser sinal de Covid-19

Em entrevista à rede de TV CNN, Chelsey comenta que a presença de “olhos de alergia” - vermelhos e irritados - são um dos sintomas mais importantes para identificar o Covid-19 . “Normalmente a parte branca do olho não está vermelha. É mais como uma sombra avermelhada ao redor das pálpebras ”, explica a profissional de saúde. 

De acordo com ela, quando um paciente que apresenta o sintoma chega ao hospital, é comum que ele seja imediatamente alocado em um leito. “Alguns nos procuram com esse único sintoma , mas já estamos atentos que pode ser muito infeccioso”, confirma. 

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), assim como o Ministério da Saúde do Brasil não possuem nenhum sintoma do tipo entre os listados para Covid-19 . Até o momento, tosse, febre e falta de ar seguem como os principais sinais da doença. 

Leia mais: Quarentena e escolas fechadas é combinação eficaz contra coronavírus, diz estudo

Apesar disso, a Academia Norte-americana de Oftalmologia emitiu um comunicado no qual orienta sobre a possibilidade de o vírus causar conjuntivite. A recomendação fala sobre a importância da checagem de sintomas respiratórios por parte dos oftalmologistas, assim como a proteção de boca e nariz ao lidar com qualquer paciente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!