A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de muitos trabalhadores. Algumas empresas liberaram o home office (trabalho remoto) para evitar a circulação de pessoas na cidade e incentivar o isolamento social. Mas com o trabalho em casa as coisas ficam mais “relaxadas”. Você pode passar mais horas sentado(a) e não manter cuidados básicos de saúde.

Leia também: Pego de surpresa com o home office? Saiba como montar um local adequado

Por esse motivo, o iG Saúde conversou com alguns fisioterapeutas para entender os cuidados com coluna, braços e demais partes do corpo na hora de fazer o home office . O trabalho em casa precisa ser seguro e saudável, se não quem vai parar no hospital com fortes dores musculares será você.

Dicas de postura para o home office

home office
Reprodução/ C&C
É importante ter um lugar adequado para o home office

Permanecer 8h em frente a um computador, na mesma posição, faz mal para qualquer pessoa, porém afeta mais quando essa postura não é correta. Muitos não tem um espaço adequado para trabalhar de casa, mas essa precisa ser uma preocupação real.

“Não contar com uma cadeira ou mesa específica para o trabalho é o grande vilão nesses tempos. A dica nesse caso é não ficar muito tempo na mesma posição: se possível faça um apoio para a coluna lombar com uma toalha dobrada ou almofada. Isso pode ajudar a reduzir os sintomas de dor nessa região e levantar de tempos em tempos se faz necessário”, explica o fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral Guarulhos, Bernardo Sampaio.

A sua postura, inclusive, pode influenciar no desempenho durante o trabalho. A dica do médico é evitar ficar com o computador no sofá ou cama, prefira uma cadeira. “Além de poder causar dores e lesões no futuro, posturas inadequadas diminuem a concentração. Por isso, é importante que você aja como se estivesse na empresa. Sempre atento a posição do seu corpo ao longo do dia, com a tela do computador na altura dos olhos e as mãos apoiadas” - orienta.

Mas, e se a dor aparecer? Caso tenha dores nos pulsos, pescoço ou pernas, o mais indicado é fazer exercícios de alongamento. Veja as dicas do infográfico abaixo:

Hidrate-se e pegue sol

água
shutterstock
Beber água e pegar um pouco de sol durante o dia são itens essenciais para manter a saúde no home office

Além da preocupação com a postura, é muito importante se atentar a outras áreas da saúde. Por exemplo, em situações normais, saímos de casa e pegamos um pouco de sol (fonte de vitamina D para o corpo), mas em isolamento isso fica um pouco mais difícil, porém é um hábito que não pode ser deixado de lado.

“Se hidrate bem, pegue um pouco de sol na varanda ou na janela. Proponha a si mesmo um melhor controle sobre hábitos alimentares, ingerindo alimentos mais saudáveis e preparados por você”, indica o fisioterapeuta e professor da UFRJ, Dr. Fernando Zikan.

Leia também: Em tempos de coronavírus, aprenda a limpar sua casa corretamente

Controlar melhor o tempo e propor realizar novos hábitos também é uma dica do profissional.  “Seu corpo agradece e se mostrará mais ativo e com melhor rendimento físico, mental e espiritual para passar por esses dias de confinamento no home office ”, diz Zikan.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!