Farmácia: corrida pela hidroxocloroquina em março se repetiu nas vendas online
Foto: Reprodução
Farmácia: corrida pela hidroxocloroquina em março se repetiu nas vendas online




As buscas pela hidroxicloroquina aumentaram pelo menos 17.633% nas farmácias on-line brasileiras. O dado, divulgado pela plataforma Consulta Remédios, foi registrado a partir do dia 15 de março, quando o medicamento passou a fazer parte do noticiário nacional.

Exército deve produzir 1 milhão de comprimidos de cloroquina, diz Bolsonaro

O vídeo divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro, em que ele estimula a produção do medicamento por laboratórios do Exército, assim como estudos que estão sendo feitos pelo mundo justificam a busca e venda do medicamento. 

O aumento excessivo das buscas trazem um novo problema: a falta do medicamento para aqueles que realmente precisam, como portadores de lúpus e artrite, por exemplo.

"Não tem pílula mágica", diz representante da OMS sobre cloroquina

“A primeira coisa a se levar em consideração é o fato de que este ainda é um medicamento em fase de testes no combate ao Covid-19. Há registros de mortes em decorrência de efeitos colaterais, além de que a automedicação pode trazer consequências ainda mais graves”, explica a farmacêutica responsável pela plataforma, Francielle Mathias.

Buscas acentuadas

Ainda de acordo com a plataforma, as vendas de produtos e medicamento ligados ao coronavírus também tiveram um aumento considerável nas últimas semanas.

A nível nacional, o Consulta Remédios registrou um aumento na sua receita de 18% nas vendas e os pedidos aumentaram em 41%. O álcool em gel, por exemplo, teve um aumento de quase 1.500% e as máscaras registraram um crescimento de 758%.

As capitais Curitiba e Rio de Janeiro se destacaram na procura pela hidroxicloroquina. Respectivamente, elas atingiram um aumento de buscas de 11.348% e 17.973%. Num geral, a capital paranaense, cidade onde está sediada a plataforma Consulta Remédios, chegou a registrar um total de mais de 65% nos pedidos, tendo um aumento de receita de 35%.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!