Em comunicado divulgado recentemente, a Academia Americana de Oftamologia alertou que a conjuntivite pode estar entre os sintomas do novo coronavírus (Sars-coV-2). O traço pode ter passado despercebido em casos de contágio da Covid-19.

Leia também: Covid-19: Mundo está no caminho para a nova Grande Depressão

Ilustração do vírus.
Reprodução/Flickr/Prachatai
Ilustração do vírus.

A instituição recomenda que os médicos usem proteção que abrange olhos, boca e nariz ao atender pacientes suspeitos de Covid-19 . “Em regiões com alta prevalência da doença, praticamente qualquer paciente atendido pode estar infectado com a Sars-coV-2, independentemente de fatores de risco ou indicação para a visita”, diz o comunicado.

Leia também: Hospital erra e família enterra homem morto de Covid-19 em vez de familiar idosa

A conjuntivite causada pelo vírus, segundo a entidade, seria como qualquer outra e, por isso, pode passar despercebida com um dos sintomas da doença.

Em um estudo que foi publicado no Journal of Virology , pesquisadores analisaram 30 pessoas infectadas pelo novo vírus. A conclusão foi que apenas uma apresentou conjuntivite. Todavia, as outras 29 apresentaram secreções oculares.

Leia também: Covid-19: EUA voltam a bater recorde de mortes diárias; total é de quase 15 mil

Em outro estudo, com mais de mil pessoas, também foi apontado casos de conjuntivite em pessoas com Covid-19 . Ou seja, o sintoma é raro, o que a própria Academia Americana de Oftalmologia reconhece. Os sintomas mais frequentes são febre, tosse seca e dificuldade para respirar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!